*Micro empreendedores já estão dando o acabamento final nas mais de 40 barracas que fornecerão artesanatos, bebidas e alimentos durante a Festa Arraial Flor do Maracujá, que começa dia 23 deste mês – sexta-feira da próxima semana - e tem final previsto para o dia 2 de julho. O Arraial Flor do Maracujá, por suas peculiaridades, tornou-se a principal festa cultural do Estado de Rondônia. Todos os anos uma média de 200 mil pessoas visitam a Flor do Maracujá, que já faz parte do calendário turístico cultural o do Brasil.
*O Arraial Flor do Maracujá nasceu da necessidade de se conseguir um local apropriado para as apresentações das quadrilhas e bois-bumbás, que acontecem nesta cidade desde 1920 e que não tinham um espaço adequado. Aconteciam nas escolas, praças e ruas ou pequenos locais, com estruturas bem menores que a que se dispõe hoje.
*Desde 2003 que o governo do Estado através da Secretaria de Esporte Cultura e Lazer – Secel - deu uma nova dinâmica na festa e hoje os grupos folclóricos contam com apoio do governo para se organizar e apresentar-se de forma digna e profissional. Shows, danças, comidas típicas, artesanatos e arte plásticas estão expostos durante todo o Arraial Flor do Maracujá, que este ano volta ao seu lugar original na avenida Farquar no centro de Porto Velho.
*O governo rondoniense investiu mais de R$ 470 mil no evento. Desse valor, mais de R$ 200 mil foram destinados apenas aos grupos folclóricos, num recorde de participação do estado, em termos de finanças, no contexto do “Flor de Maracujá”.