* A Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia – Ameron entregou aos jornalistas presentes no encontro promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral, no dia 31 de maio, a cartilha “Eleições Limpas, a luta dos juízes pela ética na política”. A fim de esclarecer sobre as vedações constantes da Lei Eleitoral em matéria de cobertura jornalística e propaganda eleitoral nos meios de comunicação para as eleições, o evento realizado no auditório do Tribunal Regional Eleitoral, às 14 horas, reuniu profissionais de jornal, rádio, televisão e sites; juízes auxiliares e procuradores auxiliares.
* Na abertura do evento estavam o presidente e vice-presidente do TRE, desembargadores Gabriel Marques de Carvalho e Roosevelt Queiroz Costa, e o procurador regional eleitoral, Silvio Amorim.
* O juiz eleitoral e diretor da Ameron, Daniel Ribeiro Lagos explicou o objetivo da cartilha que é uma das estratégias da Operação Eleições Limpas, campanha promovida pela Associação dos Magistrados Brasileiros – AMB com a participação das associações regionais para divulgar as regras da campanha eleitoral e mobilizar a sociedade por um processo eleitoral ético, legal e democrático.
* "A cartilha nas mãos dos jornalistas é um importante meio de informação à sociedade, já que eles são formadores de opinião e propagadores em potencial de seu conteúdo. A cartilha aborda aspectos da prestação de contas em vinte itens que, se observados durante as eleições, redundarão na escolha de candidatos que representem mais fielmente a vontade do povo. A divulgação da cartilha pretende evitar a ocorrência de fraudes, tal qual o chamado “caixa dois” nas eleições”, ressaltou o presidente da Ameron, juiz Álvaro Kalix.
* O movimento tem o objetivo de conclamar juízes e eleitores a fiscalizar com rigor o pleito de 2006. Também serão veiculadas chamadas e anúncios em rádio, emissoras de TV e mídia impressa.