*O Tribunal de Contas da União (TCU) condenou a empresa Construtora Capixaba Ltda. a pagar, solidariamente com Petrônio Ferreira Soares, ex-diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem de Rondônia (DER-RO), R$ 5.036.338,47, valor atualizado, por reajuste irregular de valores contratuais referentes ao Plano Agropecuário e Florestal de Rondônia (Planaforo).
*A empresa foi condenada, ainda, a pagar, solidariamente com Joaquim de Souza, Homero Raimundo Cambraia e Isaac Bennesby, ex-diretores-gerais DER-RO, R$ 2.720.036,69, valor atualizado, por irregularidades na aplicação de recursos do Planaforo. A verba era destinada à pavimentação de 36 Km da rodovia RO-479, que liga os municípios de Cacoal e Rolim de Moura, que não foi executada .
*Os responsáveis terão 15 dias para comprovar o recolhimento das dívidas aos cofres do Tesouro Nacional. A cobrança judicial foi autorizada. Cabe recurso da decisão. Cópia da documentação foi enviada ao Ministério Público da União para as providências cabíveis. O ministro Marcos Bemquerer Costa foi o relator do processo.