Prefeito e vereadores de Nova Mamoré querem sede de Comarca no município
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Desembargador Valter de Oliveira explicou ao prefeito e aos vereadores que para a criação e instalação de uma Comarca o Tribunal de Justiça tem de observar os requisitos essenciais dispostos no Artigo 83 do Código de Organização Judiciária Estadual.
De acordo com o Código é exigida população mínima de 10 mil habitantes no Município que sediará a Comarca; arrecadação anual de tributos estaduais não inferiores a quinhentas vezes a média do salário mínimo vigente; prédios públicos com capacidade e condições para instalação do Fórum, cadeia pública, alojamento do destacamento policial e residências oficiais para Juiz e Promotor; mínimo de quatro mil eleitores inscritos e volume de serviço forense comprovado pelo Juiz da Comarca a que pertence o Município, com o mínimo de trezentos processos ajuizados no ano anterior.
Segundo os representantes de Nova Mamoré, o município dispõe da maioria dos requisitos, faltando confirmar apenas o último, com relação ao número de processos ajuizados. O presidente do TJ Rondônia afirmou que vai solicitar o levantamento à Corregedoria de Justiça e já adiantou que, para este ano, não será possível a instalação da Comarca.
Nova Mamoré fica distante aproximadamente 300 km da Capital, Porto Velho, e possui cinco distritos, sendo o terceiro município rondoniense em extensão. Conforme os dados levantados pelo censo do IBGE no ano 2000, possuía 14 mil habitantes e mais de 10 mil eleitores. Segundo estimativas do prefeito, Nova Mamoré deve possuir, atualmente, cerca de 25 mil habitantes.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!