Inaugurada na sexta sede da Promotoria de Justiça de São Miguel

Inaugurada na sexta sede da Promotoria de Justiça de São Miguel

Inaugurada na sexta sede da Promotoria de Justiça de São Miguel

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*A sede da Promotoria de Justiça da Comarca de São Miguel do Guaporé, que tem jurisdição também sobre o município de Seringueiras, foi inaugurada na sexta-feira (18). O ato solene foi presidido pelo Procurador-Geral de Justiça, José Carlos Vitachi, e contou com a presença do governador Ivo Cassol; da vice-governadora Odaísa Fernandes; dos deputados estaduais Chico Paraíba, Leudo Buriti e Deusdete Alves; dos Procuradores de Justiça Gilberto Barbosa Batista dos Santos, Abdiel Ramos Figueira e Ivo Benitez; dos Promotores de Justiça Valéria Giumelli Canestrini, Marcos Valério Tessila de Melo, Ivanildo de Oliveira e Jerffeson Marques Costa; do juiz de direito Eduardo Fernandes Rodovalho; do prefeito Paulo Nóbrega de Almeida, de São Miguel; de vereadores e autoridades militares e religiosas.

*José Carlos Vitachi falou que iniciou a obra no mês de janeiro e a concluiu no mês de setembro de 2004. ?Parece fácil. Mas foram nove meses de incansável trabalho, pois enfrentamos época de chuva e bastante dificuldade para fazer chegar aqui o precioso material que embeleza este prédio e que não encontramos no comércio local?. Ele explicou também que esteve em São Miguel no mês de outubro de 2003 para ver onde ficava o terreno destinado à construção do prédio da Promotoria de Justiça. O então prefeito Reni Agostini apresentou uma área de 15m por 30m. ?Considerei pequena e mostrei-lhe a planta de um moderno prédio, dentro do padrão das obras do MP. Queríamos área maior e ele não hesitou em nos atender. Convidou o vereador Cornélio Dutra, então presidente da Câmara Municipal, para uma reunião na sede da Prefeitura e colocou nossa posição, defendendo o nosso apelo. Os vereadores acataram e, em tempo récorde, aprovaram a lei de doação da terra, aumentando a área para 15m por 60m, possibilitando o erguimento deste moderno prédio. Os nossos agradecimentos ao ex-prefeito e aos vereadores que aprovaram a doação deste terreno?. Agradeceu ao Judiciário por ceder ao Ministério Público uma sala no Fórum Juiz Anísio Garcia Martim para o desempenho das ações da Promotoria de Justiça durante o período de mais de um ano.

*A Promotora de Justiça Valéria Canestrini destacou que ?a instalação do prédio do Ministério Público efetiva a concretização dos órgãos que compõem a trilogia do procedimento jurídico ? juiz, promotor e advogado, demonstrando à sociedade local que os órgãos existem de direito e de fato nesta Comarca. Pelo que menciono o total esforço despendido para a também concretização da instalação da Defensoria Pública, pois esta é indispensável para o amplo acesso à Justiça?. Destacou o empenho do Procurador-Geral de Justiça, José Carlos Vitachi, bem como o agradeceu pelos meios e apoio que sempre obtive quando buscou, embora estivesse numa sala no Fórum, com dificuldades de pessoal, já que foi lembrada e atendida em todos os momentos.

*Os deputados Chico Paraíba e Leudo Buriti enalteceram o trabalho desenvolvido por José Carlos Vitachi na construção de prédios para as Promotorias de Justiça, lembrando o crescimento da região de São Miguel. O governador Ivo Cassol ressaltou a importância da presença do Ministério Público em São Miguel. Destacou o trabalho do Procurador José Carlos Vitachi e, reportando-se a liberação pela Assembléia Legislativa para responder processo no Superior Tribunal de Justiça, disse que ?irei provar minha inocência?.

*A sede da Promotoria de Justiça fica localizada numa área de 1.800,00 m², na avenida Capitão Sílvio esquina com a rua Maracatiara ? Centro de São Miguel do Guaporé. O prédio possui recepção para atendimento ao público, sala de audiência, cartório, três gabinetes para Promotor de Justiça, sala de arquivo, copa e área de serviço, dois banheiros para o público ? inclusive para deficientes, garagem coberta e dois banheiros para os servidores. A Promotora de Justiça Valéria Giumelli Canestrini é o titular da Comarca. O prédio, que foi construído num espaço de tempo de nove meses, custou a importância de R$ 341.898,11, correspondendo a R$ 810,53 m², já que a área edificada é de 421,82 m². Um veículo Gol - zero quilômetro - foi entregue à Promotoria de Justiça. Coube à vice-governadora Odaísa Fernandes, por deferência do Procurador José Carlos Vitachi, passar às mãos da Promotora Valéria Canestrini a chave do veículo.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS