*Cientistas da República Tcheca desenvolveram uma vacina que pode ajudar a prevenir infecções de ouvido em crianças pequenas.
*Também conhecida como otite, a infecção pode ser muito dolorosa e, muito raramente, pode provocar danos de longo prazo.
*Segundo a revista médica The Lancet, a vacina é efetiva contra duas bactérias, streptococcus pneumoniae e haemophilus influenzae.
*Especialistas britânicos manifestaram preocupação com a vacinação de crianças contra o que geralmente é uma infecção branda.
*Redução
*A vacina testada contém proteínas derivadas das duas bactérias.
*Cerca de 5 mil bebês com idade entre três e 15 meses receberam essa vacina ou outra contra hepatite A.
*Eles foram acompanhados pelos pesquisadores até os 2 anos, e foi constatado que 333 crianças que foram vacinadas tiveram infecção leve de ouvido, comparados a 499 no grupo de controle.
*"Constatamos uma redução de cerca de um terço no número de casos de otite aguda confirmados por especialistas", disse Roman Prymula, da Universidade de Defesa em Hradec Kralove, que liderou a pesquisa.
*Os pesquisadores dizem que os resultados são importantes porque as duas batérias são causas significativas de infecções no baixo trato respiratório.
*Já Antony Tucker, especialista em ouvidos, nariz e garganta no Bradford Royal Infirmary, na Grã-Bretanha, disse à BBC: "A sugestão aqui é dar vacina contra algo que não é uma doença que põe a vida em risco".
*Segundo ele, há questões também sobre os custos de imunização de todas as crianças contra uma infecção de curto prazo, normalmente amena.
*"Além disso, só uma parcela das infecções de ouvido são causadas por bactéria e só algumas dessas por estas bactérias."