Pastore visita ESEC Três Irmãos

Pastore visita ESEC Três Irmãos

Pastore visita ESEC Três Irmãos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Antecedendo à implantação do Arpa, o titular da Secretaria de Estadodo Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Augustinho Pastore, já deu início às visitas nas unidades de conservação a serem contempladas através do Projeto Arpa. Pastore esteve na Estação Ecológica Três Irmãos. A unidade de conservação, antes explorada por seringueiros, passou a ter a sua biodiversidade protegida através do Decreto Estadual Nº4584 de 28 de março de 1990. Sua área compreende uma extensão de 99.813 hectares.

A biodiversidade existente no local, já chamou a atenção de pesquisadores norte-americanos e holandeses. Eles estiveram na área com a finalidade de realizar pesquisas do solo, fauna e flora existentes no local. As riquezas naturais também já atraiu uma equipe de reportagem da Rede Globo de Televisão. A estação ecológica serve ainda como objeto para o desenvolvimento de estudos científicos e universitários. Formada por dois elementos vitais, água doce e floresta, a ESEC Três Irmãos é rica em recursos naturais, com grandes estoques de madeira, borracha, castanha, peixes, minérios e plantas das quais se extraem óleos e essências para uso medicinal, cosmético e alimentício.

As Unidades de Conservação - O secretário de Estado do Meio Ambiente, Augustinho Pastore, ressalta que atualmente as unidades de conservação estão sendo apenas criadas e os investimentos são mínimos. "Com a estrutura existente, não é possível manter asunidades como o governo gostaria, mas estamos trabalhando nesse sentido. O Batalhão Ambiental é um grande parceiro, e têm nos ajudado muito na fiscalização destas áreas", diz o secretário.

Augustinho Pastore aponta o monitoramento via satélite com agente fundamental nesta conquista. "O satélite é capaz de detectar infrações de pequenas proporções. Por exemplo, através do monitoramento é possível identificar o desmatamento que ocorra numa extensão de até 900 m², o equivalente a uma quadra de vôlei", explica.

Para o secretário, a implantação do Projeto Arpa em Rondônia é um privilégio, uma vez que inicialmente o programa só previa atender os parques estaduais. "Nós enviamos o projeto contendo o nome das reservas, e conseguimos esta flexibilidade. Este é um passo muito importante", ressalta.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS