Integrantes do Fórum Rondoniense visitam TJ/RO para viabilizar parceria
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
*A equipe veio buscar o apoio do TJ no desenvolvimento de projetos sociais. "Sabemos que o Poder Judiciário rondoniense tem um grande prestígio junto à comunidade por causa dos programas desenvolvidos na área social, por isso viemos propor esta parceria", disse a representante da região Norte, Dalvani de Souza.
*Na ocasião, o presidente do TJ foi presenteado com uma lembrança do Fórum Social Mundial, que aconteceu em janeiro deste ano em Porto Alegre e teve a participação de 16 integrantes do Fórum Rondoniense de Economia Solidária. O Desembargador Valter de Oliveira parabenizou a equipe pelo trabalho realizado. Nos próximos dias um relatório das atividades do Fórum Estadual será encaminhado à assistência Social do Tribunal de Justiça.
O QUE É ECONOMIA SOLIDÁRIA?
*Na Economia Solidária não existe empregado/patrão. Nesse sistema de trabalho que acontece nas cooperativas populares, por exemplo, todos são donos da empresa e por isso as responsabilidades, deveres e resultados são divididos, sendo o empreendimento administrado por seus trabalhadores de forma democrática e justa.
*Com o surgimento da Economia Solidária, o Ministério do Trabalho e Emprego criou, em 2003, a SENAES - Secretaria Nacional de Economia Solidária que passou a organizar um programa totalmente voltado para os trabalhadores desta área.
*O Fórum de Economia Solidária existe em todos os estados brasileiros. Em Rondônia, foi fundado em maio de 2004 em Ji-paraná e é constituído por mais de 40 entidades entre associações, cooperativas, ONG'S, escolas, universidades, sindicatos, prefeituras, governo Estadual e Federal e grupos informais. Os 52 municípios do estado já estão articulados. Em Porto Velho a sede provisória fica na DRT - Delegacia Regional do Trabalho. O principal objetivo do Fórum Estadual é dar suporte às instituições parceiras trazendo sustentabilidade às pessoas que trabalham informalmente e àquelas que não têm perspectivas.
*Representantes do Fórum Rondoniense participaram, em agosto do ano passado em Brasília, do 1º Encontro Nacional de Empreendimentos de Economia Solidária. A partir deste encontro a política de trabalho começou a ser definida. Na próxima sexta-feira acontece uma reunião com todos os representantes estaduais. Entre os assuntos que serão discutidos está a criação de um Fundo de Economia Solidária.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!