Proposta de Marinha Raupp prevê renegociação de dívidas para microempresas

Proposta de Marinha Raupp prevê renegociação de dívidas para microempresas

Proposta de Marinha Raupp prevê renegociação de dívidas para microempresas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*O Projeto de Lei 4449/04, da deputada Marinha Raupp (PMDB-RO), em análise na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, prevê a renegociação e o parcelamento de dívidas contraídas por micro e pequenas empresas junto aos bancos. A proposta determina que apenas dívidas até o valor de R$ 200 mil sejam negociadas. As regras só vão valer, pelo projeto, para os empréstimos tomados para financiar investimentos, capital de giro e dívidas já renegociadas. Ficam de fora da renegociação os devedores que, comprovadamente, desviaram o valor do empréstimo para investimentos diferentes daqueles acertados em contrato.

PRESTAÇÕES SEMESTRAIS *As condições de renegociação são o parcelamento do débito em prestações semestrais de valor igual, taxa de juros de 12% ao ano e prazo-limite de sete anos para a conclusão total do pagamento. Ao devedor são concedidos 180 dias, a partir da publicação da lei, para manifestar seu interesse em renegociar ou alongar o prazo de sua dívida. Para tanto, ele deverá entrar em contato com a instituição credora, que terá 90 dias para apresentar uma proposta formal de renegociação do débito. A aprovação do projeto, segundo Marinha Raupp, pode dar o oxigênio necessário à sobrevivência de muitos micro e pequenos empreendimentos. "A interrupção do acesso ao crédito é mortal para o empresário, em especial o pequeno, porque sem crédito muitas empresas que geram emprego e renda simplesmente param de operar", afirma.

TRAMITAÇÃO *O projeto, que tramita em caráter conclusivo, deverá ser analisado também pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS