MODO DE PREPARO
1. Numa panela média, leve a água ao fogo alto para ferver. Adicione 2 colheres (chá) de sal, junte o arroz e diminua o fogo para médio. Deixe cozinhar por cerca de 20 minutos — os grãos devem estar cozidos mas ainda firmes. Enquanto o arroz cozinha, prepare o restante dos ingredientes.
2 .Com uma escovinha para legumes, lave os pepinos sob água corrente e seque bem. Descarte as pontas e corte os pepinos ao meio no sentido do comprimento. Com a ponta de uma colher, raspe e descarte as sementes. Corte cada metade em tiras de 1 cm e as tiras em cubos de 1 cm.
3. Lave e seque as folhas de hortelã e de salsinha e reserve algumas folhas inteiras para decorar. Na tábua, empilhe as folhas de hortelã, enrole e fatie fino. Pique grosseiramente a salsinha.
4. Para o molho: num pote (que tenha tampa), coloque o azeite, o vinagre, o mel, o gengibre ralado, as ervas picadas e uma pitada de sal e de pimenta. Tampe e chacoalhe bem para misturar.
5. Assim que o arroz estiver cozido, escorra numa peneira e passe sob a água corrente para esfriar e cessar o cozimento. Deixe escorrer bem a água e transfira para uma tigela.
6. Adicione o pepino e a uva-passa; regue com o molho e misture bem. Sirva a seguir com as folhas de hortelã e salsinha reservadas. Se preferir, mantenha a salada na geladeira até 1 dia antes de servir (nesse caso, finalize com as folhas inteiras de salsinha e hortelã na hora).