RANGO: Aprenda a fazer carne moída com quiabo

Confira o modo de preparo!

RANGO: Aprenda a fazer carne moída com quiabo

Foto: Panelinha / Reprodução

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O quiabo só baba se você quiser (ou se pular o truque do pano de prato). Fatiado na diagonal, ele ainda traz textura e faz a receita render. É ou não é perfeita para o dia a dia?
 
 

INGREDIENTES

300 g de patinho moído
 
200 g de quiabo (cerca de 14 unidades)
 
½ cebola
 
2 dentes de alho
 
1 pimenta dedo-de-moça
 
1 colher (sopa) de extrato de tomate
 
1 colher (sopa) de farinha de trigo
 
1½ xícara (chá) de água
 
1 colher (chá) de sementes de coentro
 
2 colheres (sopa) de azeite
 
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
 
folhas de coentro a gosto para servir
 
 

MODO DE PREPARO

1 Retire a carne moída da geladeira e mantenha em temperatura ambiente enquanto prepara os outros ingredientes — se estiver gelada na hora de ir para a frigideira, a carne vai cozinhar no próprio vapor em vez de dourar.
2 Lave e seque bem todos os quiabos com um pano de prato — quanto mais sequinhos estiverem, menos seiva vão liberar no refogado. 
3 Descarte o cabinho e corte cada um em fatias de 1,5 cm, na diagonal. Descasque e corte a cebola em cubos de 1 cm. Descasque e pique fino os dentes de alho. Lave, seque e pique grosseiramente as folhas de coentro.
 
4 Lave, seque e corte a pimenta dedo-de-moça ao meio, no sentido do comprimento. Com a ponta da faca, raspe e descarte as sementes; pique fino as metades. Dica: para evitar acidentes com dedos apimentados nos olhos, passe óleo ou azeite nas mãos depois de cortar a pimenta — a capsaicina, substância responsável pelo ardor, é solúvel em gordura. 
 
5 Depois, lave as mãos com sabonete para tirar o óleo.
 
6 No pilão, quebre as sementes de coentro e reserve — assim elas liberam mais sabor e aroma durante o preparo.
 
7 Leve uma frigideira grande ao fogo médio. Quando estiver bem quente, regue com 1 colher (sopa) de azeite e coloque a carne moída em montinhos, distribuindo por todo o fundo da frigideira — assim ela doura melhor sem ficar ressecada. Deixe cozinhar sem mexer por 1 minuto para dourar bem e não liberar água.
 
8 Tempere a carne com sal e pimenta e polvilhe com a farinha de trigo. Deixe cozinhar por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando com a espátula para desmanchar os pedaços e a carne cozinhar por igual.
 
9 Transfira a carne dourada para uma tigela e mantenha a frigideira em fogo médio. Regue com o azeite restante, acrescente a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 2 minutos, até murchar. Junte o alho, o extrato de tomate, a semente de coentro e mexa por 1 minuto para perfumar.
 
10 Regue a frigideira com a água aos poucos, mexendo com a espátula para incorporar o sabor do refogado e dissolver os queimadinhos da frigideira — eles dão mais sabor ao preparo. Assim que ferver, acrescente os quiabos e deixe cozinhar por 4 minutos, mexendo de vez em quando, até ficarem levemente macios.
 
11 Volte a carne para a panela, junte a pimenta dedo-de-moça e deixe cozinhar por mais 2 minutos para o molho encorpar levemente. Finalize com as folhas de coentro e sirva a seguir.
 
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS