Entrando para a reta de definições do campeonato, no último fim de semana aconteceu a 7ª Etapa do Estadual de Velocross 2010. A prova que contou com disputadas bastante acirradas em cada uma das cinco categorias disputadas, foi realizada na pista do Motód
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Entrando para a reta de definições do campeonato, no último fim de semana aconteceu a 7ª Etapa do Estadual de Velocross 2010. A prova que contou com disputadas bastante acirradas em cada uma das cinco categorias disputadas, foi realizada na pista do Motódromo Romeu Francisco Melhorança, em Espigão do Oeste. Osmar Canalle # 68 (categoria Sênior), Flávio Pereira # 18 (categoria 100cc), Hemerson Andrade # 101 (Força Livre), Zé Pereira # 38 (150cc) e Cândido Chagas # 93, categoria 230cc, foram os vencedores na prova. A corrida marcou a volta do piloto Cândido Chagas # 93 (Canapus/Farol/Lind’agua/Miranda), de Rolim, que ficou afastado por três meses devido fratura na perna. Candido retornou forte e venceu o duelo das 230cc diante do aguerrido Diego Ferrari # 961 (Decar/Kinutri), de Espigão do Oeste.
Largada da Força Livre: 1º Hemerson, 2º Bruno, 3º Vitin, 4º Ronivagner
A movimentação começou já no sábado à tarde, com a realização dos treinos livres, onde os pilotos buscaram acertar suas máquinas e encontrar o melhor traçado da pista, que foi cuidadosamente preparada para a modalidade. No domingo pela manhã aconteceram os treinos livres, onde o destaque da categoria 230cc, a mais forte do motociclismo de Rondônia ficou por conta do piloto Diego Ferrari, que correndo em casa, garantiu o melhor tempo dos treinos classificatórios. Nas demais categorias, os líderes não deram chance aos demais concorrentes. Mesmo com todo o calor do fim de semana, o público compareceu em grande número e contribuiu com a Secretária Municipal de Ação Social na doação de alimentos, que serão distribuídos as entidade assistencial e famílias carentes.
Líder da 100cc, Flavinho passeia na pista
De 14 baterias disputadas em 2010 Flávio Sapateiro venceu 12, sendo que 9 foram consecutivas.
Com uma bateria disputada ainda pela manhã, a categoria 100cc foi vencida com facilidade pelo embalado piloto Flávio Pereira # 18 (Rodar Motos/Auto Posto 2000/Auto Escol), de Santa Luzia, que mesmo não tendo largado tão bem, ainda na primeira volta assume a ponta para se manter a frente até a bandeirada final. Cléber Júnior # 6 (Elétrica Rondoluz), de Cacoal, largou em segundo, mas não resistiu a pressão dos adversários, acabando na sexta posição. Ângelo Bianchini # 2 (Moto Sporte/Norton Preparações), de Vilhena, não largou muito bem, mas fez uma corrida de recuperação e chegou na terceira posição.
Na segunda bateria, Flavinho largou na ponta e abriu boa vantagem dos demais. Novamente Cleber Júnior largou bem, teve o pneu furou, prejudicando o seu rendimento. A bateria não foi bem para os pilotos Ângelo Bianchini # 2 e Marcelo Araujo # 80 (Aguia Motos/Ciatur/Amazônia G-5 Motos), de Cacoal, que com problemas de montar não conseguiram completar o percurso. Com mais esta vitória conquistada, a sétima consecutiva na temporada, Flávio Pereira lidera com folga o campeonato, chegando aos 342 pontos contra 242 do vice líder Josemar Dias # 44 (Construminas/Paraná Motos/Santos & Santos), de Cacoal.
Canalle vence fácil e amplia vantagem na Sênior
Largada da categoria Sênior
Em uma disputa concorrida, a categoria Sênior para pilotos acima dos 35 anos, mais uma vez foi dominada por Osmar Canalle # 68 (Star Motos), de Colorado do Oeste, que largou bem e soube administrar a vantagem para os seus adversários. A briga ficou com as vagas do segundo ao quinto lugar, onde Serginho Luiz # 33 (Moto Speed), de Porto Velho vinha mantendo a segunda posição, mas perdeu o traçado a classificação no pódio. Agnaldo Feliciano, o “Piriquito” # 5, de Espigão do Oeste teve problemas no início, mas numa ótima recuperação terminou na segunda vaga, passando Itamar Tadeu # 77 (ITF Multimarcas), de Cacoal, na última volta. Quem também fez uma ótima corrida foi Jefferson Lins # 07 (Moto Asa), de Espigão. O Pastor completou a prova em quanto, com Adenilson Passarelo # 10 (Nikima Motos/Piriquito Chapeação), na quinta vaga.
Vitim falha e Hemerson marca sua primeira vitória em 2010
Hemerson Andrade aproveita bobeira de Vitin para vencer em Espigão do Oeste
Com 24 motos disputando a categoria Força Livre foi também a que proporcionou as maiores emoções e adrenalina. Na primeira bateria, o líder Victor Carlos # 4 (MegaBom Sorvetes) de Cacoal, largou bem e se isolou na ponta para vencer com facilidade, trazendo em segundo Hemerson Andrade # 101 (Imobiliária Ideal), de Vilhena na segunda posição e Valdiner Correia # 99 (F1 Terraplenagem/Posto Pit Stop), de Pimenta Bueno, em terceiro.
Já na segunda bateria, Vitim voltou a largar na ponta, abrindo boa vantagem para o segundo colocado, mas com pouco mais da metade da prova concluído, o inesperado acontece, sem gasolina na moto, Vitim deixa a prova e Hemerson assume a ponta para vencer a corrida, trazendo na segunda posição ouropretense Bruno Bonini # 818 (Bonini Motos/Lojas Graúna). Agnaldo Feliciano, o “Piriquito” terminou na terceiro posição, com Valdinei em quatro. O resultado das duas baterias rendeu ao vilhenense Hemerson o primeiro lugar no pódio, com Valdinei Correia em segundo, Agnaldo Feliciano em terceiro, Osmar Canalle em quarto e Natalino Pedroso # 767 (Moto Aza/Natalino Insufilme), de Espigão completando o pódio.
Vitória em Espigão deixa Zé Pereira mais próximo do título na 150cc
Zé Pereira vence Hérico Flores com uma diferença de 97 centésimos de segundo
Fazendo uma corrida perfeita, com excelente recuperação e ultrapassagens fantásticas o piloto Zé Pereira # 38 (Falcão Motos), de Santa Luzia do Oeste, venceu as duas baterias e ficou ainda mais líder da categoria 150cc na temporada. Na primeira bateria, Emerson Rodrigues # 51 (Panificadora Pão de Açucar/Serralheria do Nego), de Rolim de Moura, , largou na frente com Hérico Flores # 706 (Aquilino Preparação/Fazenda Flores), de Alta Floresta na sua cola e Zé Pereira em terceiro. Hérico assumiu a ponto ainda no início, com Zé Pereira na sua cola. Nas últimas volta, Zé Pereira passou a frente, mas Hérico voltou a recuperar a posição. Nos últimos metros antes da chegada, Zé Pereira acelerou tudo e conseguiu cruzar a linha com alguns centímetros.
Na segunda bateria, a situação da largada se repetiu, com os três pilotos se alternando a frente da fila. Já na metade da prova, Zé Pereira e Hérico Flores travando mais um ferrenho duelo, onde Pereira ganhou a ponta e se manteve até vencer mais uma. Hérico teve problemas somente completou na quarta posição. Com os resultados, Zé Pereira venceu a prova, com Emerson Rodrigues em segundo e Hérico Flores em terceiro. André Carbonera # 75, de Cacoal ficou em quarto e Genaldo Nogueiro o quinto. A vitória em Espigão levou o líder Zé Pereira aos 319 pontos, contra 225 do vive líder André Carbonera.
Cândido vence duelo de grandes com Diego Ferrari
Cândido Chagas volta em grande estilo e vence duelo contra Diego Ferrari
No maior duelo da prova, a categoria 230cc, contou com um número bastante reduzido de pilotos na pista, mas que foi plenamente compensado pelo nível alto da disputa travada, principalmente entre o piloto da casa Diego Ferrari, dono do melhor tempo nos treinos de classificação e Cândido Chagas, campeão da categoria na última temporada. Candido que esteve afastado do Verlocross das últimas três provas, retornou em grande estilo, dando mais equilíbrio e emoção na disputa.
Largando bem em ambas as baterias, Cândido seguiu na ponta sempre pressionando por Diego Ferrari, que chegou a passar a frente, mas não segurou a pressão. Na Primeira bateria, Ferrari chegou a abrir boa vantagem, com Cândido já tirando a mão. Contudo o ritmo forte fez com que o piloto de Espigão perdesse o controle, caindo na curva e permitindo a recuperação de Cândido nos voltas finais, para vencer com Diego em segundo, Victor Carlos em terceiro e João Roberto em quatro.
Na segunda bateria, Cândido voltou a largar na ponta, com Diego Ferrari na sua cala, Vitim em terceiro, seguido pelo líder João Roberto. Diego aos poucos encostou e chegou a passar a frente, mas Chagas se recuperou, reassumindo a ponta e se mantendo até a bandeirada final. Vitim vinha se mantendo bem na terceira posição, mas perdeu o traçado e a colocação para João Roberto. Vitim ficou em quarto e Valdinei Correia em quinto. Com os resultados, João Roberto Chagas manteve a liderança com 281 pontos, contra 222 de Vitim e 219 de Diego Ferrari. Cândido subiu para quarto colocado com 188 pontos.
Reinaldo - presidente FMR, Marlene - sec. ação Social, Paraíba - vereador, Célio - prefeito, Juarez - sec. esporte
O presidente da FMR Reinaldo Selhorst destacou o bom desempenho dos pilotos em mais prova, além do excelente trabalho e profissionalismo de toda a equipe da federação, que soube coordenar as funções, de forma que o evento aconteceu coberto de êxitos. Reinaldo elogiou ainda as condições da pista e a parceria do prefeito Célio Renato, colando a sua administração a serviço da organização do evento. No tocando ao campeonato, o presidente da federação comentou que faltando ainda cinco etapas cinco para o encerramento da temporada, muitas emoções ainda estão guardadas.
Para a sétima Etapa do Estadual de Velocross, a FMR contou com a da Prefeitura de Espigão do Oeste, e apoio do Ministério dos Esportes, Petrobras, Eletrobras, Honda do Brasil, senador Acir Gurgarcz, MegaBom Sorvetes, Ciclo Cairu, Lind’Agua, Castilho Estruturas Metálicas e Cairu Transportes.
Resultado geral a 7ª etapa do Estadual de Velocross
100cc
1º - # 18 – Flavio pereira – Santa Luzia
2º # 44- Josemar Dias - Cacoal
3º - # 5 - Ozias Vieira – Rolim de Moura
4º - # 15 – Tarcisio Poli – Alta Floresta
5º - # 51 – Odair Meireles – Pimenta Bueno
Sênior
1º - # 68 – Osmar Canalle – Colorado do Oeste
2º # 5 -Agnaldo Feliciano “Piriquito” – Espigão do Oeste
3º - # 77 Itamar Tadeu - Cacoal
4º - # 7 – Jefferson Lima – Espigão do Oeste
5º - # Edenilson Passarelo – Espigão do Oeste
Força Livre
1º - # 101 – Hemerson Andrade - Vilhena
2º # 99 – Valdinei Correia – Pimenta Bueno
3º -# 5 – Agnaldo Feliciano – Espigão do Oeste
4º - # 68 – Osmar Canalle – Colorado do Oeste
5º - # 767 - Natalino Pedroso – Espigão do Oeste
150cc
1º - # 38 - Zé Pereira – Santa Luzia
2º # 51 – Emerson Rodrigues - Rolim de Moura
3º -# 706 – Hérico Flores – Alta Floresta
4º - # 75 – André Carbonera - Cacoal
5º - # 27 – Genaldo Nogueira – Santa Luzia
230cc
1º - # 93 – Cândido Chagas – Rolim de Moura
2º # 961 – Diego Ferrari – Espigão do Oeste
3º -# - 39 – João Roberto Chagas – Santa Luzia
4º - # 4 – Victor Carlos - Cacoal
5º - # 99 – Valdinei Correia – Pimenta Bueno
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!