O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realizou na última sexta-feira (25), a solenidade de abertura dos Jogos Escolares – Fase Regional/Centro (Joer), no estádio municipal Luizinho Turatti, no município de Espigão do Oeste. Mais de mil alunos de sete municípios participaram do evento.
Os jogos começaram no sábado (26) e serão realizados durante toda semana com futebol, basquete, handebol, vôlei e outros esportes. A finalidade dos Jogos Escolares é buscar a inter-relação sócia afetiva, educacional e cultural nos jovens que fazem parte do sistema educacional de Rondônia, promovendo a prática da cidadania, elevando os ideais de fraternidade, solidariedade e da paz.
Outro objetivo do Joer é reunir os estudantes da rede de Ensino é fomentar o surgimento de novos talentos esportivos, sempre norteados pelos princípios do respeito e da compreensão mutua.
Nesta fase estarão participando as delegações dos municípios de: Cacoal, Ministro Andreazza, Parecis, Pimenta Bueno, Primavera de Rondônia, São Felipe e Espigão do Oeste. Esta é a oitava fase dos jogos regionais realizada no ano pela Seduc, resultando no total a participação dos 52 municípios, mais distritos.
Solenidade
A festa teve início com a entrada das bandeiras: Nacional, do Estado de Rondônia e do município de Espigão D’Oeste.Em seguida as sete delegações entraram no estádio em clima de festa, onde foram recebidos com aplausos e entoaram o Hino Nacional.
A solenidade contou com a presença da secretária de Estado da Educação, Irany Freire, da coordenadora de Cultura e Esporte, Márcia Cassol, do assessor da secretaria de estado da educação, José Carlos Paim, que soltou a voz no evento cantando uma música gospel em homenagem aos participantes dos jogos, e diversas autoridades municipais.
A secretária Irany Freire, em nome do Governo do Estado e da Seduc, declarou oficialmente abertos os Jogos Escolares de Rondônia. “Uma das grandes preocupações do nosso governo é a educação, ela é à base de todo o processo de formação na vida de cada cidadão. Continuem se dedicando tanto na sala de aula, quanto nos esporte. Aproveitem essa oportunidade de integração e desenvolvimento esportivo que o Joer proporciona à vocês” disse.
Freire lembrou ainda da estrutura montada para receber as delegações. “A Seduc se preocupou com cada detalhe, desde a alimentação à estadia nas cidades pólos do Joer, tudo para dar conforto e proporcionar um momento de lazer e esportividade para nossos estudantes”, afirmou.
“Temos de desenvolver atividades que proporcionem aos alunos mais interatividade e competitividade, assim vamos preparar nossos alunos para o mercado de trabalho e principalmente para a vida. Temos de formar cidadãos e não apenas pessoas, somos responsáveis por grande parte da formação do caráter desses alunos e, é possível através do esporte em conjunto com a educação, formar cidadãos mais dignos, honestos e de lisura para o futuro”, finalizou a secretária.