PREVENÇÃO
A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), inicia, hoje, a segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação de Influenza, que previne contra a gripe H1N1, H2N3 e Influenza B.
ANTECIPAÇÃO
Os povos indígenas tiveram a vacinação antecipada em razão da vulnerabilidade para adoecimento e complicações por gripe. Assim como os motoristas e cobradores de transporte coletivo (motoristas de táxi e aplicativo não estão incluídos).
OUTRAS PESSOAS
Profissionais das forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional, presidiários, adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas e caminhoneiros também integram o público desta segunda fase, que vai até o dia 8 de maio.
PELA METADE
Como aconteceu na campanha de vacinação dos idosos, nos dias 2 e 3 de abril, a Prefeitura divulga o trabalho mas não informa quantidade de vacinas disponíveis e nem meta a ser atingida.
CONFUSÃO
A informação correta pode evitar inúmeros transtornos, como foi o caso da fila quilométrica de idosos no sol, correndo risco de contaminação pelo coronavírus, quando na verdade o sistema de vacinação, naquele momento, era somente em Drive Trhu.
SOBRE OS IDOSOS
Lendo reportagem hoje, quinta-feira,16, e somente hoje, pois não mandaram as informações que foram solicitadas, descobri no site da prefeitura, que em 20 dias de campanha a meta de vacinar 90% dos idosos contra a influenza foi superada.
LEI APROVADA
Ainda vai gerar muita discussão Lei do deputado Adelino Follador, aprovada pela Assembleia Legislativa de Rondônia, que suspende o cumprimento de obrigações financeiras referentes a empréstimos consignados contraídos por servidores públicos estaduais e municipais, no âmbito do Estado de Rondônia, durante o período de 90 dias.
NÃO HOUVE ALTERAÇÃO SALARIAL
Embora entre os argumentos esteja o uso o dinheiro das parcelas em itens de primeira necessidade, coisa já rotineira do dia a dia, os bancos e financeiras questionam que os servidores públicos não foram afetados em seus vencimentos, o que não justificaria tal medida.
À VONTADE
O desembargador Carmo Antônio, do TJ/AP, foi o centro das atenções em uma sessão, em vídeo, do Tribunal de Justiça do Amapá. Junto com outros desembargadores, o desembargador Carmo Antônio deixou a formalidade de lado e apareceu sem camisa antes do início da sessão virtual.
DISTRAÇÃO
Sem perceber que a câmera de seu equipamento estava ligada, o desembargador foi gravado por alguns segundo sem camisa. Ao perceber o ocorrido, o magistrado afastou-se para se vestir.
OUTRO LADO
De acordo com o Tribunal de Justiça do Estado do Amapá, o incidente aconteceu no dia 7 de abril. Em nota, o TJ-AP reforçou que o magistrado não participou da sessão sem camisa e que devido o uso de videoconferência ser recente na Corte, a distração é compreensível.
MORTE DE ATOR
O ator norte-americano Brian Denneehy morreu na noite da última quarta-feira (15) em Connecticut, nos Estados Unidos. Segundo as informações do site TMZ, o artista teria morrido de causas naturais.
NOTORIEDADE
Denneehy ficou famoso ao trabalhar com Sylvester Stallone no primeiro filme da série “Rambo”. Ele interpretou o xerife Teasle que persegue Rambo. Entre os filmes estrelados pelo ator também estão “Silverado” e “Cocoon”.
ELEIÇÕES MUNICIPAIS PODEM SER ADIADAS
O novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso defendeu nesta quinta-feira, 16, o adiamento das eleições, se for necessário, por causa da pandemia do coronavírus.
PERÍODO MENOR
Barroso disse que o pleito pode ocorrer no menor período possível. Ele descartou levar as disputas municipais para 2022.
ARTICULAÇÃO
Luís Roberto Barroso informou que as eleições são vitais para a democracia e que estará em articulação com o Congresso Nacional sobre as possíveis mudanças no calendário eleitoral.
TENTANDO FRAUDAR O AUXÍLIO EMERGENCIAL
O ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, afirmou ontem,16, que mais de 70 mil pesos tentaram burlar o sistema de controle para receber os R$ 600 do auxílio emergencial. De acordo com o ministro, o Brasil tem hoje cerca de 577 mil presidiários com CPFs ativos, nas mais variáveis condições.
MAIS DE 57 MIL
O secretário executivo do Ministério da Cidadania, Antonio José Barreto, informou que a pasta identificou 76.624 tentativas de cadastro de CPFs de presidiários para o auxílio emergencial. Onyx Lorenzoni disse que os R$ 600 não são para bandido, e sim para pessoas de bem.
NÃO RESISTIU
Os confrontos com Bolsonaro derrubaram o ministro da saúde Luiz Henrique Mandetta. O próprio ministro informou a demissão em rede social. O substituto é o oncologista Nelson Teich, que se reuniu com Bolsonaro na manhã desta quinta, em Brasília. No encontro, o médico apresentou propostas de enfrentamento à COVID-19 no país.