NEIDINHA SURUÍ: Conheça a candidata a vereadora de Porto Velho pela Rede Sustentabilidade

A rua será o gabinete, onde cada esquina será palco de escuta e diálogo, fazendo a democracia caminhar lado a lado com a população

NEIDINHA SURUÍ: Conheça a candidata a vereadora de Porto Velho pela Rede Sustentabilidade

Foto: Reprodução

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Ivaneide Bandeira Cardozo, mais conhecida como Neidinha Suruí, tem sua trajetória marcada por mais de 40 anos de ativismo em defesa dos direitos humanos e do meio ambiente. Neidinha é mãe, irmã, avó e indigenista, ela nasceu em Plácido de Castro, no Acre, e viveu sua infância em meio à floresta. Neidinha é graduada em história e mestre em geografia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir). Atualmente, cursa o doutorado em Geografia, na linha de pesquisa: Etnias e Populações Amazônicas, também na Unir.
 
Junto com amigos, Neidinha fundou a Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé. Esta organização luta pela preservação do meio ambiente e pelos direitos dos povos indígenas, além de apoiar movimentos sociais em Rondônia, como o movimento de mulheres, LGBTQIAPN+ e o movimento da juventude indígena de Rondônia. Além disso, apoia projetos culturais e sociais nas periferias.
 
Em 2022, parte da história de Neidinha ganhou voz no documentário O Território, que retrata a luta do povo Uru-Eu-Wau-Wau, autodenominado Jupaú, frente às invasões ilegais e às ameaças ao seu território. Neste ano, sua jornada foi novamente destacada com o lançamento da série documental Meu, Seu, Nosso, cujo episódio inaugural é inteiramente dedicado à sua trajetória.
 
Em 2024, Neidinha foi homenageada pela prefeitura de Porto Velho com a Comenda Madeira-Mamoré, mostrando o reconhecimento a sua luta e dedicação pelos direitos humanos no estado. A indigenista é mãe de Txai Suruí, ativista indígena que em 2021 foi a única brasileira a discursar na abertura da COP26, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, em Glasgow, na Escócia.
 
Com este histórico de luta e dedicação, Neidinha se apresenta como uma candidata comprometida com um futuro sustentável e a garantia dos direitos para todos os cidadãos de Porto Velho. Entre suas propostas de campanha está a retomada da construção da política municipal de desenvolvimento sustentável de povos indígenas e comunidades tradicionais. Ainda, lutar ativamente por políticas públicas que promovam a diversidade, a igualdade e os direitos de todas as pessoas. Além de realizar um mandato democratico, participativo e popular, com um conselho atuante e itinerante. A rua será o gabinete, onde cada esquina será palco de escuta e diálogo, fazendo a democracia caminhar lado a lado com a população.
Direito ao esquecimento
Você acredita que a eleição municipal deste ano vai ter 2° turno em Porto Velho?
Cadeirada Datena — Marçal; vale tudo no UFC das eleições?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS