AVIÃO: Congresso proíbe deputado pedir ressarcimento de despesas com empresa de sua propriedade

Desta forma, o avião que pertence a empresa CMD Locações Aéreas da qual o deputado é sócio, não poderia ser abastecido com recurso público

AVIÃO: Congresso proíbe deputado pedir ressarcimento de despesas com empresa de sua propriedade

Foto: Arte/Rondoniaovivo

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Na tarde desta última quinta-feira (13), o Rondoniaovivo ao investigar uma denúncia que o deputado federal Marcos Rogério classificava como “Fake News”  acabou por encontrar mais de 30 notas fiscais de abastecimento de uma aeronave que é de propriedade de sua empresa, a CMD Locações Aéreas e Turismo Ltda. (LEIA AQUI REPORTAGEM)


Para viajar pelo interior do estado, o representante de Rondônia e membro titular da comissão de ética da Câmara dos Deputados, utiliza sua cota parlamentar para abastecer com AvGas (combustível de avião) o avião Bonanza, prefixo PR-HCP.


Após publicação, um novo capítulo surge das entranhas do congresso nacional, a vedação de uso de recurso público reembolsável em empresas que o parlamentar seja sócio.


De acordo com regimento interno, existem varias restrições para uso de verba parlamentar.


E a primeira elencada afirma-se: “Não se admitirá a utilização de cota para ressarcimento de despesas relativas a bens fornecidos ou serviços prestados por empresa ou entidade da qual o proprietário ou detentor de qualquer participação seja o deputado ou parente seu até o terceiro grau”.

 


Desta forma, o avião que pertence a empresa CMD Locações Aéreas da qual o deputado é sócio, não poderia ser abastecido com recurso público. Mas, assim como muitos outros parlamentares fazem, para ‘driblar’ a lei, lançam a despesa irregular  no seu CPF e não no CNPJ da empresa.


Pelo menos, desde abril de 2016, o deputado Marcos abastece o avião da sua empresa CMD Locação Aérea em dois Aero-Postos. Em Ji-Paraná, compra AvGas (combustível de aviação) da Yuri Comércio de Combustíveis LTDA e em Cacoal da empresa Cairu Combustiveis LTDA.

 


Todas as compras de Avgas estão lançadas na cota parlamentar do deputado. Em pesquisa, detectou-se que o Marcos Rogério encostou o avião de sua empresa na ‘bomba’ mais de 30 vezes, gastando cerca de 50 mil reais de recursos públicos.


O Rondoniaovivo solicitou entrevista com candidato para esclarecer este e outros assuntos e aguarda resposta de sua assessoria.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS