DANÇA: Espetáculo ‘Maculelê: Reconstruindo o Quilombo’ celebra as tradições afro-brasileiras

DANÇA: Espetáculo ‘Maculelê: Reconstruindo o Quilombo’ celebra as tradições afro-brasileiras

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Com 12 apresentações gratuitas, oficinas de dança e rodas de conversa inclusivas, o projeto, que celebra e valoriza a cultura afro-brasileira, está emocionando as plateias em Vilhena (RO) e Comodoro (MT).

 

Promovido pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA), o projeto tem atraído públicos diversos em escolas públicas e espaços culturais, vibrando com a energia contagiante do maculelê, jongo e capoeira.

 

A iniciativa, que estreou em novembro de 2024, foi contemplada no edital Bolsa Funarte de Dança Klauss Vianna do Funarte Rede das Artes 2023 – Programa de Difusão Nacional promovido pela Fundação Nacional de Artes – (Funarte). O objetivo é difundir as danças afro-brasileiras, homenageando suas raízes e promovendo o respeito pela diversidade cultural.

 

“Cada apresentação é uma celebração das nossas raízes culturais. Estamos honrando nossas tradições e promovendo o respeito à diversidade. Esse projeto é uma ponte entre o passado e o presente, carregando a força de nossa ancestralidade”, destaca Andréia Machado, presidente da ACEMDA.

 

Com um elenco de 10 dançarinos, o espetáculo incorpora ritmos vibrantes e coreografias envolventes, levando ao palco a fusão da cultura afro-brasileira com influências indígenas. Além das apresentações, o projeto oferece quatro oficinas de dança afro-brasileira, com 200 vagas, e 12 rodas de conversa acessíveis com interpretação em Libras, abordando temas como identidade, tradição e combate ao racismo.

 

Segundo Andréia Machado, o impacto social é uma das maiores conquistas do projeto: “Estamos promovendo transformação e inclusão por meio da arte. A cultura afro-brasileira precisa ser celebrada e reconhecida como parte essencial da nossa identidade.”

 

O projeto prevê impactar diretamente 1.200 pessoas até dezembro, fomentando a valorização das raízes afro-brasileiras e indígenas e incentivando uma visão inclusiva da diversidade cultural em Rondônia e Mato Grosso. O projeto do espetáculo Maculelê: Reconstruindo o Quilombo foi fomentado pela Bolsa Funarte de Dança Klauss Vianna 2023.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS