AILTON KRENAK: Escritor e ativista indígena lança primeiro livro voltado para o público infantil

AILTON KRENAK: Escritor e ativista indígena lança primeiro livro voltado para o público infantil

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

“Kuján e os meninos sabidos”, da Companhia das Letras, é a primeira obra dedicada ao público infantil do escritor, professor e ativista indígena Ailton Krenak. Com ilustrações de Rita Carelli, o livro foi lançado na sexta-feira,04.

 

Indicado para crianças a partir dos 4 anos, o livro narra a história de quando o criador resolve voltar à Terra para ver como suas criaturas estão, e decide vir na forma de um kuján, um tamanduá.

 

Mas, ao chegar por aqui, o kuján é logo caçado para virar o prato principal em uma festa na aldeia. Ainda bem que Roti e Cati, dois meninos muito sabidos, se dão conta do que está acontecendo e resolvem ajudar! Depois de tanta confusão, o que será que o criador vai achar de suas criaturas?


“Foi mágico escrever uma obra voltada para as crianças. Quando temos uma disposição para o simples, adquirimos a habilidade de converter histórias dramáticas e difíceis de acompanhar em parábolas curtas”, afirma Krenak.

 

Ela afirma que se considera um contador de parábolas. “Meus três livros ‘Ideias para adiar o fim do mundo’, ‘A vida não é útil’ e ‘Futuro ancestral’ são, na verdade, ensaios interligados que reúnem narrativas da oralidade transformadas em texto.”

 

Lenda indígena



A lenda de kuján – palavra para “tamanduá” na língua krenak – e os meninos gêmeos faz parte da tradição oral da nação i e foi transformada em texto pelo escritor em outras ocasiões.

 

Conheça mais sobre os autores

 

Rita Carelli nasceu em 1984. Vive em São Paulo, mas viaja, desde pequena, para várias aldeias indígenas de norte a sul do país. Ilustra e escreve para crianças -- e para adultos também. A maioria dos livros que faz conta sobre suas viagens e o que aprende nas diferentes aldeias por onde passa.

 

Ailton Alves Lacerda Krenak, mais conhecido como Ailton Krenak, nasceu em 1953, no Vale do Rio Doce (MG), e é uma das principais lideranças indígenas do Brasil. Membro da etnia Krenak, ele é um líder indígena, escritor, ativista socioambiental, filósofo e poeta.

 

Krenak defende os direitos dos povos indígenas e a preservação da Amazônia, tendo ganho notoriedade em 1987 com um discurso marcante na Assembleia Constituinte. Suas obras, como "Ideias para Adiar o Fim do Mundo" e "A Vida Não é Útil", exploram a relação entre humanidade e natureza e criticam a visão capitalista.

 

É o primeiro indígena a integrar a Academia Brasileira de Letras e a Academia Mineira de Letras, além de ter recebido títulos honorários de professor doutor pela UFJF e UnB. Krenak é amplamente reconhecido por sua contribuição à literatura, cultura e direitos indígenas.

 

“KUJÁN E OS MENINOS SABIDOS”


• Ailton Krenak
• Ilustração: Rita Carelli
• Companhia das Letrinhas
• 40 páginas
• Preço: R$ 54,90

 

Com informações de O Estado de Minas e assessoria do escritor

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS