CINEMA: Filme feito em Rondônia é exibido na COP-27 e cotado para o Oscar

“O Território” narra a saga dos indígenas Uru-Eu-Wau-Wau na defesa de suas terras. : Txai Suruí divulga o filme

CINEMA: Filme feito em Rondônia é exibido na COP-27 e cotado para o Oscar

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Com a produção executiva da ativista indígena Txai Suruí, de Cacoal (RO), o documentário “O Território” (83 minutos, direção de Alex Pritz) é candidato ao Oscar. O filme visto em 130 países mostra a luta do povo Uru-Eu-Wau-Wau para preservar sua terra contra invasões de grileiros.

 

A Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2022 (COP- 27) acontece no Egito, de 6 a 18 de novembro. Txai está presente. Ela foi revelada ao mundo com um discurso na edição passada da COP, e agora tem a missão de promover o filme, que foi exibido no pavilhão Brazil Climate Action Hub.

 

                 Txai Suruí divulga o filme 

 

Sobre o documentário, a ativista rondoniense afirma que “as populações tradicionais são essenciais para conter a mudança climática”. O filme garantiu essa percepção ao redor do mundo e recebeu 24 prêmios internacionais.

 

 

Por ora, “O Território” faz parte de uma lista de 25 documentários selecionados pela IDA (International Documentary Association). Este ano, a IDA recebeu 806 inscrições em todas as categorias, e teve produções de 86 países. Txai estará nas sessões do filme para jurados da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, em Los Angeles; a premiação será em março de 2023.

 

NARRATIVA

O documentário “O Território”, do diretor estadunidense Alex Pritz teve a participação de cineastas rondonienses e dos próprios indígenas. Eles ajudaram a desenvolver a narrativa conduzida por Bitaté, um jovem Uru-Eu-Wau-Wau, sob a mentoria da indigenista Neidinha Bandeira [mãe da ativista Txai Suruí]. 

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS