A mostra inicia nesta quarta e encerra no domingo
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Três jurados irão escolher o melhor espetáculo apresentado durante o Madeira Festival de Teatro. São eles - Fabiano Barros, Maria Braga e Suely Rodrigues. O festival inicia nesta quarta-feira,5, às 19h30, com o espetáculo "Mulheres de Aluá", e encerra domingo,9, no Teatro Guaporé, em Porto Velho. A entrada é gratuida. A classificação de "Mulheres de Aluá" é 12 anos.
O espetáculo Vencedor receberá cachê, transporte, estadia e alimentação para fazer uma turnê pelos municípios de Ariquemes, Jaru, Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena, entre os dias 12 e 22 de junho.
Fabiano Barros
É natural de Recife (PE), vive em Porto Velho desde 1999, possui graduação em Letras, licenciado em Artes Cênicas pela UNB/UNIR, com especialização em Gestão Cultural pelo SENAC – MT. Atuou como Coordenador de Cultura do Sesc Rondônia durante 13 anos.
Coordenou à elaboração do Plano Estadual de Cultura de Rondônia pelo Ministério da Cultura e Universidade Federal de Santa Catarina, foi Gerente de Cultura do Estado de Rondônia entre 2015 a 2018. Realizou e produziu diversos festivais e mostras de teatro, dança, musica e cinema.
Realizou diversas curadorias e análises de projetos nacionais como Prêmio Myriam Muniz pela Funarte. Foi ganhador do Prêmio Nacional Cenym de Teatro 2018, na categoria de melhor texto com a obra "Memória d'alma" montada no Rio de Janeiro pelo Diretor Guilherme Scarpa.
Fabiano ainda tem em seu histórico profissional a montagem de dezoito espetáculos teatrais e de dança, alguns com circulação nacional. Na área da dramaturgia têm textos montados nos estados do Amazonas, Paraíba, Bahia e Rio de Janeiro.
Maria Braga
A produtora cultural é natural do Amazonas, reside em Porto Velho desde 2003. Graduada em letras – língua portuguesa pela Universidade Federal de Rondônia (Unir), com especialização em Gestão Cultural pelo SENAC – MT. Atua como coordenadora de Cultura no Sesc/ RO, realizando ações de mediação entre artistas, obras e públicos.
Desenvolve também planejamento, elaboração, execução e acompanhamento de projetos e formações em programações culturais nas áreas de cinema, teatro, artes visuais e música. Participou de curadorias nacionais e coordenou os projetos Festival Palco Giratório, SESC Amazônia das Artes, Projeto Itinerante SESC 52, entre outros.
Suely Rodrigues
A artista é pernambucana de Garanhuns, advogada, produtora cultural, diretora, atriz, compositora, dramaturga e iluuminadora de teatro. Mora em Porto Velho/RO desde 1990. Dirigiu e atuou em diversas montagens, com as quais recebeu várias indicações e prêmios em festivais nacionais de teatro. É fundadora e atual presidente da Associação Cultural Raízes do Porto, na qual dirigiu e produziu a maioria dos espetáculos montados.
Criou e/ou coordenou diversos projetos nas áreas de música, dança, teatro, artes plásticas e literatura. Escreveu diversos textos, destacando-se: “Eu, Vocês e Eles”, “A Menina que Falava com as Coisas”, “Cara de Palhaço”, “Histórias do Sítio”, “Hematoma”, “Maria.com”, Cristalino e sua Turma” e “Minhoca na Cabeça”.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!