O documentário, com direção da jornalista Simone Noberto, foi premiado pelo Edital de Literatura da Sejucel
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Documentário “Nazaré Encantada”, que aborda o cotidiano da comunidade de Nazaré, na região do Baixo Madeira, será exibido novamente ao público de Porto Velho nesta quarta-feira (27-2), às 19h30, no audiocine do Sesc.
A produção, que tem direção de Simone Norberto, fotografia de Laelho Loyola, montagem de Michele Saraiva e trilha sonora do Minhas Raízes, grupo musical originário da própria comunidade, é uma homenagem à cultura ribeirinha e identidade amazônica.
O trabalho é resultante da dissertação de mestrado de Simone Norberto, ““Mitos e Identidade em Nazaré/RO, Uma leitura pós-colonial das manifestações culturais de uma comunidade ribeirinha”, defendida na Universidade Federal de Rondônia- Unir, sob a orientação de Miguel Nenevé. A banca deu nota dez ao trabalho realizado.
Recentemente, Simone Norberto recebeu o prêmio de dez mil reais do Edital de Literatura da Sejucel para editar a obra, que será transformada em livro.
Outro aspecto essencial defendido pela autora é a chance de mostrar o trabalho em formato audiovisual, muito mais acessível, sobretudo para comunidade, que ficou emocionada ao ser ver na tela.
“Para nós foi uma grande satisfação em ver os nossos depoimentos. É um trabalho digno para a comunidade. Você usou a sua teoria e o seu respeito para com o nosso povo para levar a nossa voz para o mundo”, agradeceu seu Venâncio, um dos narradores retratados no documentário.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!