O festival contará com apresentação de peça portuguesa
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A 2ª Mostra de Encenações do Dartes da Unir terá três apresentações teatrais entre os dias 24 e 26 de novembro, no Teatro Guaporé, na capital. A promoção é da Trupe dos Conspiradores e Funcer, com apoio da Sejucel. Os ingressos podem ser retirados na bilheteria do teatro uma hora antes do espetáculo.
A abertura, no dia 24, às 20 horas, será com a apresentação do espetáculo “As Palavras de Jó”, do grupo de Teatro do Centro Cultural Português do Mindelo, Cabo Verde (Portugal). Classificação – 14 anos.
No segundo dia, será a vez da peça “Inimigos do Povo - Trupe de Conspiradores”, de Rondônia. Esse projeto Trupe já foi contemplado pelo pelo prêmio de Teatro Jango Rodrigues, em 2017. Indicação – 14 anos.
No dia 26, sobe ao palco a Cia Peripécias de Teatro, de Rondônia, com o espetáculo “Tabule”, com classificação 12 anos.
Palavras de Jó
É um espetáculo que grita. Um grito de alerta, um chamado à razão e à lucidez para o maior problema da humanidade - quando os homens matam em nome de Deus, na verdade, eles matam toda a ideia de transcendência e divindade.
“As Palavras de Jó”, do autor Matéi Visniec, grita aos semelhantes e aos humanos que parem de se matar uns aos outros e de lutar em nome de Deus! "Não o sujem se vocês o amam. E não sujem também a sua palavra”.
Inimigos do Povo
Espetáculo teatral contemporâneo (que mistura teatro, teatro de formas animadas, dança, música, vídeos e projeções) livremente inspirado na obra “Um Inimigo do Povo” (1882), do dramaturgo norueguês Henrik Ibsen. O processo de montagem desse espetáculo iniciou-se dentro do Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e hoje é uma ação do Projeto de Extensão Trupe dos Conspiradores: pesquisa e prática em encenação e em atuação.
Esse trabalho teatral traça um paralelo entre as temáticas do texto de Ibsen com acontecimentos político-sociais do Brasil atual. Por meio de Inimigos do Povo conspira-se contra a corrupção, homofobia, hipocrisia, unanimidade, racismo, machismo, partidarismo, intolerância religiosa e de gênero, ditadura, mau-caratismo, fome, reforma trabalhista, reforma da previdência e precarização da saúde e da educação.
Tabule
Protagonizado pelo ator Júnior Lopes, tem como ponto de partida a cultura árabe e a sociedade pós 11 de setembro para dar ênfase ao cruzamento de culturas entre o pensamento “oriente” versus “ocidente”. A montagem é uma tragicomédia que apresenta, de maneira irreverente, situações propositalmente exageradas e estereotipadas sobre as percepções de cada cultura.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!