Quilombo dos Palmares é declarado Patrimônio Cultural do Mercosul

A república já recebeu cerca de 30 mil pessoas fugidas da escravatura.

Quilombo dos Palmares é declarado Patrimônio Cultural do Mercosul

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Serra da Barriga, em Alagoas, foi declarada neste sábado (11/11), como Patrimônio Cultural do Mercosul. Durante os séculos XVI e XVII, a região sediou a chamada “República Livre dos Palmares”, que recebeu cerca de 30 mil pessoas fugidas da escravatura durante os séculos XVI e XVII. 

O local é o primeiro representante exclusivamente brasileiro da lista, que traz, dentre outros, a Ponte Internacional de Barão de Mauá (que liga os municípios de Jaguarão, no Rio Grande do Sul, e Rio Branco, no Uruguai) e o Itinerário Cultural das Missões Jesuítas Guaranis, Moxos e Chiquitos, com construções jesuíticas do Brasil, da Argentina, da Bolívia, do Uruguai e do Paraguai.

Anunciada em maio, a cerimônia de certificação ocorreu no próprio Parque Memorial Quilombo dos Palmares, fundado em 2007 no município de União dos Palmares, a cerca de 80 quilômetros de Maceió. O local traz instalações em referência ao antigo quilombo, como uma casa de farinha e um terreiro de ervas. A Serra da Barriga é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1985.

Durante o evento, o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, declarou o interesse em impulsionar a região como um polo cultural, que deve começar a receber, a partir de 2018, visitas-guiadas organizadas pela Fundação Cultural Palmares, vinculada ao Ministério da Cultura.
 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS