Cine UNIR exibe documentário “A nação que não esperou por Deus”

Cine UNIR exibe documentário “A nação que não esperou por Deus”

Cine UNIR exibe documentário “A nação que não esperou por Deus”

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O documentário “A nação que não esperou por Deus”, dos diretores Lucia Murat e Rodrigo Hinrichsen, será exibido gratuitamente nesta quarta-feira, 4, às 19h30, no Auditório do Campus de Vilhena. Após a projeção, haverá debate com os docentes Elisabeth Kimie Kitamura e Juliano José de Araújo do Departamento de Comunicação Social/Jornalismo.

Em 1999, Lucia Murat filmou “Brava Gente Brasileira”, um filme de época que contou com a participação dos índios Kadiwéu, que vivem no Mato Grosso do Sul. “A nação que não esperou por Deus” é um documentário sobre esse povo indígena, feito em 2013 e 2014.

Nesses 15 anos, a luz elétrica chegou à aldeia, e com ela a televisão, as novelas e todo o mundo do entretenimento. Cinco diferentes igrejas evangélicas se estabeleceram na reserva, todas liderados por pastores índios. Ao mesmo tempo, os Kadiwéu voltaram a lutar pela demarcação de suas terras, retomando áreas em mãos de pecuaristas. O documentário procura mostrar esses diferentes caminhos.

A atividade é a quinta sessão do projeto de extensão Cine UNIR, cineclube do Campus de Vilhena da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), promovido pelo Departamento de Comunicação Social/Jornalismo em parceria com os Departamentos de Administração, de Ciências da Educação e de Estudos Linguísticos e Literários do Campus.

A exibição do documentário, que estreou em julho nos cinemas, será possível graças à parceria do Cine UNIR com a Taturana Mobilização Social, instituição que atua na democratização do acesso às obras audiovisuais e artísticas brasileiras e na formação de público para o cinema nacional, fomentando o debate sobre temas de interesse público e promovendo o engajamento em causas sociais.

Serviço - Cine UNIR

4 de novembro, às 19h30, Auditório do Campus de Vilhena

Filme: A nação que não esperou por Deus (2015, 89 min.)

Direção: Lucia Murat e Rodrigo Hinrichsen

Gênero: Documentário

Sinopse: Quinze anos depois de realizar “Brava Gente Brasileira”, Lucia Murat volta ao Mato Grosso do Sul para registrar o impacto provocado na reserva Kadiwéu pela chegada da eletricidade e com ela a televisão. Mas ao chegar encontra a comunidade na luta pela retomada de suas terras, invadidas por pecuaristas. Os desafios dessa nova identidade indígena, dividida entre a reserva e a cidade, para onde se deslocaram parte dos Kadiwéu, surge em toda a sua complexidade, influenciada ainda pela instalação de cinco igrejas evangélicas na reserva.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS