CineOca lança o filme “Plano B” nesta quinta (24)
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A sessão gratuita, que faz parte do circuito nacional para o lançamento de documentários brasileiros, será nesta quinta-feira, dia 24, no Cinesesc
O CineOca é o representante de Rondônia na rede nacional de cineclubes para o lançamento de “Plano B”, de Getsemane Silva, documentário que investiga a censura ao curta-metragem intitulado “Brasília – Contradições de uma Cidade Nova”, de 1967. O filme foi encomendada pela empresa Olivetti, mas ao ser lançado, causou grande comoção por escancarar a situação de pobreza e precariedade das cidades-satélites. Diante disso, a própria empresa patrocinadora do filme decidiu impedir sua circulação, e o curta sobreviveu a este impedimento graças a uma cópia que o diretor Joaquim Pedro de Andrade (“Macunaíma”) conseguiu esconder.
O filme foi restaurado 40 anos após essa única sessão e mesmo após décadas de censura continua bastante atual. Em “Plano B”, a equipe vai atrás dos realizadores, roteiristas e produtores de “Brasília – Contradições de uma Cidade Nova” para descobrir como se deu o processo de produção e de censura do curta que escancarou as contradições da nascente capital.
A exibição em Porto Velho acontece no Cinesesc, nesta quinta-feira, dia 24, às 19h30, e em rede nacional cineclubista em diferentes datas dentre 21 de abril e 05 de maio de 2014 em todos os estados brasileiros. A construção da parceria com a cadeia nacional de cineclubes pretende atingir localidades dentro e fora dos grandes centros urbanos, incluir parcelas da população que não contam com salas de cinema convencionais, e assim democratizar o acesso à produção cinematográfica brasileira contemporânea. Além disso, o caráter participativo dos cineclubes amplia o potencial de discussão e reflexão do documentário, ao qual o filme se propõe. A expectativa de público nesta rede alternativa de exibição é de 2.800 espectadores.
A data escolhida também se deve ao aniversário de Brasília, 54 anos de idade, comemorados dia 21 de abril. “Plano B”, dirigido por Getsemane Silva e co-dirigido por Santiago Dellape, tem produção da Olho de Gato Filmes e Machado Filmes.
Logo após a exibição ocorrerá um bate papo sobre a produção, como propõe a tradição cineclubista de discutir sobre as contribuições das produções cinematográficas para a realidade social e a condição humana.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!