*A Prefeitura de Porto Velho, através da Fundação Iaripuna, vai instalar, de 9 a 21 de dezembro, no barracão da Escola de samba Pobres do Caiari, o Projeto Fábrica de Sonhos (Oficinas de Artes), cuja proposta significa uma interferência positiva no trabalho de grupos folclóricos e teatrais, blocos carnavalescos e escolas de samba da cidade na elaboração, confecção e montagem de peças cenográficas, fantasias, alegorias e adereços.
*O artesão Jair Mendes de Parintins/AM e, possivelmente, um do Rio de Janeiro, vão participar do projeto, transmitindo conhecimentos e técnicas que, de acordo Ariel Argob, presidente da Fundação Iaripuna, “aos poucos, poderão se traduzir numa nova realidade a serviço dos segmentos culturais da cidade”. Argob considera oportuna a realização do projeto, tendo em vista os blocos e escolas de samba de Porto Velho começarem a se mobilizar na produção e montagem de seus desfiles.
*“Há muito se percebe que a mão-de-obra dos nossos artesãos tem tudo para ser melhorada. Entretanto, por falta de incentivos e propostas arrojadas neste campo, as produções culturais aqui existentes, que se utilizam destes serviços, não têm demonstrado grandes avanços no que concerne ao plano estético, domínios de técnicas, manuseio, aproveitamento de material, dentre outros itens”, argumenta Argob.
*O Projeto Fábrica de Sonhos é uma realização em plano seqüenciado e, a cada ano, proporcionará aos artesãos, aderecistas e cenógrafos do mercado local, a oportunidade de ampliarem seus conhecimentos e, por conseguinte, as peças teatrais, desfiles carnavalescos, shows musicais, que serão revestidos de novas e bem montadas concepções visuais. As oficinas acontecerão em três turnos: manhã, tarde e noite. A abertura está marcada para dia às 19h30. Maiores informações e detalhes pelo telefone 3216-4604.