Vocalista da banda Jammil e Uma Noites responde processo por difundir ?lança-perfume? em música (Confira letra)

Vocalista da banda Jammil e Uma Noites responde processo por difundir ?lança-perfume? em música (Confira letra)

Vocalista da banda Jammil e Uma Noites responde processo por difundir ?lança-perfume? em música (Confira letra)

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*Tuca Fernandes, cantor da banda Jammil e Uma Noites, foi indiciado nesta segunda-feira pelo Artigo 12 Parágrafo 2º, Inciso 3º da Lei do Tóxico. O artista está sendo acusado de fazer difusão da substância entorpecente lança-perfume, quando canta a música Lança lança, composta pelo baixista Manno Góes.

*Depois de uma conversa entre Tuca e o diretor do Departamento de Tóxicos Entorpecentes (DTE), Edemilson Nunes, na tarde desta segunda-feira na DTE, nos Barris, em Salvador, o inquérito policial foi instaurado e encaminhado ao Ministério Público, que tem o poder de censurar a canção. Caso a medida judicial não saia até antes do carnaval, a banda diz que irá cantar a música na festa.

*O promotor público Jânio Peregrino Braga esteve presente na delegacia e afirmou ser uma ação rápida. "A letra da música e as fitas dos shows da banda são as provas. Não precisamos ouvir testemunhas. Acredito que nesta terça-feira, dia 1º, teremos uma resposta", assegurou.

*A banda passou pela mesma situação no Rio de Janeiro, mas o MP arquivou o processo. A canção Lança lança, composta em 1996, foi gravada no primeiro CD da banda, Tanta Coisa Mudou, em 1997. Desde o dia 5 de outubro foi relançada nas rádios e é uma das composições da coletânea Axé Bahia.

*Caso a composição seja proibida, além de Jammil, qualquer outra banda que cante a música no carnaval poderá ter o vocal autuado e preso em flagrante, sem direito a fiança.

*O empresário da banda, Paulo Borges, diz que se for determinada a proibição será um constrangimento muito grande para o grupo. "Imagine três mil pessoas dentro de um bloco gritando: canta, canta. Se anunciarmos que não vamos cantar, aí mesmo é que as pessoas vão insistir. É melhor deixar passar o carnaval para acabar com essa polêmica", sugeriu.

*Durante a instauração do inquérito, o diretor da DTE fez uma demonstração, colocando a lança-perfume dentro de dois copos descartáveis com água. Ambos foram corroídos pela substância. "As pessoas estão dispensando o uso do lenço e usando a lança diretamente na boca. Imagine o que não acontece com o organismo", acrescentou Nunes.

*Uma fita da Lavagem de Ondina, no domingo, em que a banda Jammil foi uma das atrações, foi passada na delegacia nesta segunda-feira. A fita, gravada por dois policiais que vestiram a camisa da festa, registrou várias cenas do uso do lança-perfume, inclusive na hora em que a música Lança lança foi cantada.

*Segundo Tuca Fernandes, a música tem duplo sentido e as pessoas usam a droga independente da canção. Ele afirma que a idéia da composição não é fazer apologia ao lança-perfume e sim relembrar os bailes de carnavais antigos. "Não queremos associar nosso trabalho a nada de negativo", disse.

*O advogado da banda, Marcelo Junqueira Ayres, considera a censura da música um verdadeiro retrocesso. "A Constituição Federal de 1988 assegura a liberdade de expressão, a atividade intelectual e musical. Proibir a música seria andar para trás", defende.

*O compositor e baixista Manno Góes não prometeu parar de tocar a música até que a medida judicial seja estabelecida. "Iremos usar o bom senso e discutir o que fazer. Teremos a cobrança natural do público para que a música seja cantada, mas se a lei determinar iremos acatar. Esperamos que não seja necessário tirar a música do repertório tão perto do carnaval, depois que a canção emplacou", acrescentou.

*Leia a letra de Lança lança na íntegra:

*Um cheiro bom que vem lá da Argentina

*Que eu comprei lá no Paraguai

*Que eu botei no seu lencinho, menina

*Te roubei um beijo e você pediu mais

*Tem água de beber, tem água de tomar

*Tem água de comer e água pra se envenenar

*Água de beber, água de tomar

*Água de comer e água pra se envenenar

*Lança, lança, lança, lança, lança seu olhar em mim

*Lança, lança, se balança cuidado pra não cair

*Depois segure a cabeça pra não perder o juízo

*Não me responsabilizo se você ficar mal

*Eu adoro o cheiro desse perfume

*Mas segure o seu ciúme pois é carnaval

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS