Dez médicos cubanos foram contratados pela Prefeitura de Porto Velho, para auxiliarem nas ações de atenção primária à saúde das populações nos distritos. Eles tomaram posse na Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), e já estão nas regiões onde vão residir e trabalhar.
Dos dez médicos que se apresentaram, três foram para o distrito de União Bandeirantes, três para Vista Alegre do Abunã, mas também atenderão a população de Fortaleza do Abunã; um está em Jaci-Paraná; um em Abunã, um em Calama e um em Cujubim Grande.
Esses profissionais foram reincorporados ao Programa Mais Médicos pelo Ministério da Saúde, através da quarta chamada do Edital nº 9 (20° ciclo), lançado em 26 de março de 2020. O município de Porto Velho foi contemplado com 11 médicos, sendo que um deles não compareceu para tomar posse.
A secretária da Semusa, Eliana Pasini, os médicos representam um importante apoio para as comunidades dos distritos de Porto Velho. Ela fez um vídeo explicando sobre a importância desses profissionais.