ENSINO: Cursos presenciais e de universidades públicas têm nota mais alta

O MEC divulgou nesta terça-feira os resultados do Enade 2019

ENSINO: Cursos presenciais e de universidades públicas têm nota mais alta

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

CORRREIO BRAZILIENSE - Os resultados do último Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade 2019), divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) nesta terça-feira (20/10), mostram um desempenho superior dos alunos de universidades públicas e que fazem cursos presenciais em comparação ao de estudantes de instituições privadas e que estão matriculados no ensino a distância (EAD).

 
Quando os cursos avaliados são comparados quanto à modalidade de ensino, nota-se um desempenho superior dos estudantes que têm aulas presenciais. Enquanto 27% dos cursos presenciais tiveram os conceitos 5 ou 4, os mais altos, entre os cursos a distância, esse índice cai para 16,7%. Outro dado que chama a atenção é o de que mais da metade dos cursos de EAD (51,3%) tiveram os conceitos 1 e 2, que representam conhecimento insatisfatório por parte dos alunos. Nos cursos presenciais, esse índice é de 35%.
 
Já o recorte que leva em conta o tipo de instituição mostra melhor desempenho dos alunos de instituições públicas. Dos cursos das federais avaliados, 70,1% tiveram conceitos 5 ou 4, os mais altos. Já entre as instituições estaduais, esse índice é de 61,1%. Nas privadas com fins lucrativos e sem fins lucrativos, as taxas são, respectivamente, 12,4% e 18% dos cursos com conceito 5 ou 4. Além disso, 48% dos cursos de instituições privadas com fins lucrativos e 37,9% das particulares sem fins lucrativos obtiveram conceitos 1 ou 2. Em Brasília, todos os cursos com conceito 5 são oferecidos por instituições públicas.
 
O Enade é um dos processos avaliativos que integram o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e busca aferir o desempenho dos estudantes em relação a conhecimentos, competências e habilidades desenvolvidas ao longo do curso. O exame, sozinho, não consegue aferir a qualidade de um curso, uma vez que o estudante pode entregar a prova em branco sem nenhum prejuízo para ele, o que pode gerar distorções nos dados.
 
29 cursos avaliados em 2019
 
Cada área é avaliada a cada três anos. Em 2019, fizeram a prova os alunos que concluíam o bacharelado em engenharia, arquitetura e urbanismo, ciências agrárias, ciências da saúde e áreas afins, além daqueles de cursos superiores de tecnologia das áreas de ambiente e sáude, produção alimentícia, recursos naturais, militar e segurança. Isso corresponde a 23 cursos de bacharelado e seis de tecnologia (veja lista abaixo).
 
A prova do Enade é composto de 40 questões, sendo 10 de formação geral (que aferem aspectos da formação profissional) e 30 de componente específico (com perguntas específicas sobre o curso no qual o aluno está se formando). Esse teste permite que o MEC produza dois indicadores de qualidade: o Conceito Enade e o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado (IDD).
 
O Conceito Enade é calculado a partir do desempenho dos alunos na prova. Já o IDD leva em conta também o desempenho do aluno no Exame nacional do Ensino Médio (Enem), para medir o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes.
 
 
Cursos avaliados no Enade 2019:
 
Bacharelado
 
Agronomia
Arquitetura e urbanismo
Biomedicina
Educação física
Enfermagem
Engenharia ambiental
Engenharia civil
Engenharia de alimentos
Engenharia de computação
Engenharia de controle e automação
Engenharia de produção
Engenharia elétrica
Engenharia florestal
Engenharia mecânica
Engenharia química
Farmácia
Fisioterapia
Fonoaudiologia
Medicina
Medicina veterinária
 
Superiores de tecnologia
 
Tecnologia em agronegócio
Tecnologia em estética e cosmética
Tecnologia em gestão ambiental
Tecnologia em gestão hospitalar
Tecnologia em radiologia
Tecnologia em segurança do trabalho
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS