“A pesquisa no foco da notícia” é o tema do II Seminário de Jornalismo e Ciência na Amazônia

Inscrições encerram no dia 31 de agosto, palestras, mesa-redonda para debates e lançamento de livro fazem parte da programação

“A pesquisa no foco da notícia” é o tema do II Seminário de Jornalismo e Ciência na Amazônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Entre os dias 19 e 20 de setembro de 2019, a partir das 19 horas, o auditório da Faculdade Uniron – Unidade Porto Velho Shopping será o palco do II Seminário de Jornalismo e Ciência na Amazônia. Para esta edição, o evento traz como temática “A pesquisa no foco da notícia”.

 

Palestras e composição de mesa-redonda para debater importantes temas que envolvem a mídia e a sociedade amazônica têm como propósito a contribuição para a formação do conhecimento de jornalistas, profissionais ligados ao Direito e Saúde, publicitários, pesquisadores, acadêmicos e professores universitários.

 

A eliminação do mosquito Aedes aegypt - o mesmo que transmite a dengue, chinkungunya, zika e a febre amarela – tem se tornado um desafio para Rondônia, por se tratar de uma região vulnerável à proliferação do vetor.

 

A forma como a imprensa tem divulgado essas doenças tropicais será tratada pela coordenadora de Comunicação Social do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz, Raquel Aguiar. Jornalista e Doutora em Informação e Comunicação em Saúde, Raquel vai abrir o seminário com o tema: “Comunicar Zika: resultados de pesquisa e desafios da prática profissional”.

 

No segundo dia do Seminário, com a temática “Jornalismo e Direito: diálogos que promovem a cidadania”, o Juiz Federal Dimis da Costa Braga vai tratar sobre a relação entre a linguagem jurídica e o texto jornalístico, como ferramentas que promovem a cidadania.

 

E por fim, a mesa redonda composta pelos pesquisadores, Cristiane Paião, Simone Noberto, Elisângela Ferreira e Alexandre Dourado vai tratar sobre a importância da difusão da ciência na Amazônia.

 

Para o coordenador do evento, José Gadelha da Silva Júnior, essa será uma oportunidade para os profissionais da imprensa que tenham interesse em ingressar na pesquisa científica estabelecer os primeiros contatos com a academia, além de criar percepções mais aprofundadas a respeito dos fenômenos naturais e sociais que ocorrem na Amazônia.

 

Ao final do encontro será lançado o livro “A desterritorialização da comunidade ribeirinha de São Domingos em Porto Velho/RO: Uma análise dos discursos e suas subjetividades”. A obra é de autoria do jornalista José Gadelha da Silva Júnior e reúne resultados de pesquisa realizada no âmbito da construção da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, localizada no Rio Madeira, na capital rondoniense.

 

A publicação do livro é resultado de uma dissertação de mestrado defendida na Universidade Federal de Rondônia - UNIR e foi contemplada no Prêmio de Literatura Rondoniense – 2017, Edital nº 02, Categoria Literatura Acadêmica, Governo do Estado de Rondônia/Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer - SEJUCEL.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS