Marcel, leitor de
Rondoniaovivo, entrou em contato com o jornal nesta segunda-feira (30) para pedir a publicação de um ‘Pedido de Providência’. Ele é morador da rua Juventus, bairro Floresta, zona Sul de Porto Velho (RO) e reclamou da falta de zeladoria em um bueiro e em terrenos baldios da região.
Os moradores da área, e até mesmo pessoas de outros lugares, usam parte da rua Juventus para descarte irregular de lixo e entulho. “É um bueiro que está a anos sem providência. Estão jogando muito lixo. Vem gente de outros bairros jogar lixo e entulho aqui”, disse Marcel.
Não é a primeira vez que Rondoniaovivo recebe este tipo de denúncia. Em fevereiro deste ano, outro leitor morador do bairro Floresta reclamou de um terreno com acúmulo de lixo descartado pelos próprios vizinhos da zona. Além do acúmulo de insalubridades, o local também está coberto por um matagal.
De acordo com a Lei Municipal Nº 873, de 16 de dezembro de 2021, conhecida como Código de Posturas Urbanas, depositar resíduos sólidos, detritos, animais mortos, materiais de construção, entulhos, mobiliário usado, folhagem, materiais oriundos de poda, resíduos de limpeza de fossas, ou de poços, absorvente, óleo, gordura, graxa, tintas, na calçada ou leito de vias e logradouros públicos, praça, jardins ou qualquer terreno, constitui infração grave, que pode gerar multa e responsabilização jurídica.
Canais de denúncia
Descarte irregular de lixo é crime ambiental. Denuncie para a Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb) pelo telefone (69) 98473-2922 ou pelo e-mail dpu.semusb@portovelho.ro.gov.br.
Sugestões de pauta - #OlharCidadão
Para conversar com a redação do
Rondoniaovivo e enviar seu ‘pedido de providência’ basta entrar em contato com a gente via Whatsapp, no número (69) 9 9981-5823, ou por e-mail, no endereço: redacao@rondoniaovivo.com.