Marcos S., leitor de Rondoniaovivo, utilizou seu #OlharCidadão para denunciar um caso de descarte incorreto de lixo. Nesta quarta-feira (11), ele entrou em contato com a redação do jornal relatando que um homem, não identificado, utiliza um terreno baldio, localizado na rua Piraíba, bairro Lagoa, zona Leste de Porto Velho (RO), para descartar entulho.
A prática virou costume. Como contou o jornal em julho deste ano, outros dois homens também foram filmados jogando lixo na região. Apesar de comum, descarte irregular de lixo é ilegal. De acordo com o artigo 277, inciso XXV do Código Municipal de Meio Ambiente, da Lei Municipal nº 138/01, jogar lixo em áreas proibidas pode ocasionar multa e processo judicial.
Roberval Zúniga, secretário da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), disse - em abril deste ano -, que a prática ‘é um crime ambiental que acaba prejudicando toda a sociedade, entupindo córregos, riachos, canais e outras regiões de escoamento das águas’.
A pasta tem planos para implementar um sistema de monitoramento em áreas onde o descarte irregular é frequente. Enquanto isso não acontece, a Sema disponibiliza o número (69) 98423-4092 para receber denúncias.