FENÔMENO RARO: Eclipse solar formará ‘anel de fogo’ ao redor da Lua esta semana

O próximo eclipse anular que poderá ser visto do Brasil será só em outubro de 2023

FENÔMENO RARO: Eclipse solar formará ‘anel de fogo’ ao redor da Lua esta semana

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

Durante a madrugada da próxima quinta-feira (10) um novo raro fenômero vai acontecer: o eclipse anular. Ao contrário de um eclipse total, durante este tipo de evento a Lua não cobre completamente a luz do Sol, de forma que a escuridão total não é alcançada, mas um anel de luz é formado ao redor do satélite, formando um ‘anel de fogo’.
 
Durante um eclipse solar, a Lua fica perfeitamente alinhada entre o Sol e a Terra. No entanto, em um eclipse anular, o satélite está num ponto distante da órbita terrestre e fica com uma aparência menor, deixando as bordas do astro-rei aparecerem. Esse será o primeiro eclipse solar de 2021.
 
Infelizmente, ele só poderá ser visto totalmente no norte do Canadá, Rússia e da Groenlândia. Na costa leste dos Estados Unidos, em Montreal, no Canadá, e em Londres, por exemplo, o espetáculo pode ser observado de forma parcial.
 
A fase total durará cerca de 3 minutos e 51 segundos, com início previsto para 5h12, no horário de Brasília. Se estiver em alguma dessas localidades, é importante usar óculos especiais para assistir ao eclipse para evitar dano ocular.
 
O próximo eclipse anular que poderá ser visto do Brasil será só em outubro de 2023, de acordo com o site da Nasa que acompanha esses fenômenos.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS