POLÊMICA: Campanha do MEC é acusada de racismo ao embranquecer mulher negra

A imagem de uma aluna negra é sobreposta por uma mão branca segurando o diploma: internautas se manifestaram contra o design da peça

POLÊMICA: Campanha do MEC é acusada de racismo ao embranquecer mulher negra

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Uma campanha publicitária do Ministério da Educação (MEC) está sendo acusada de racismo nas redes sociais. A peça fala sobre o prazo de inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) e mostra uma estudante negra entrando na universidade e, ao segurar o diploma, sua mão e o seu rosto ficam brancos.

 

Na peça utilizada nos stories do Instagram, o rosto da modelo negra é sobreposto por outra foto, de uma mulher branca. A imagem polêmica está em todas as redes sociais do MEC desde a última quinta-feira (13/06/2019) e vem sendo duramente criticada por internautas.

 

 

 

 

 

 

Em nota enviada ao jornal O Globo, o MEC afirmou que a campanha tem como objetivo “enfatizar que as oportunidades são iguais para todos os candidatos, e a linguagem escolhida foi a sobreposição de imagens que demonstram a variedade de cor, raça e gênero”.

 

Entre os críticos está o professor Marivaldo Pereira (PSol-DF), candidato derrotado ao Senado nas eleições de 2018. “Um desrespeito à histórica luta de negras e negros contra o sistema para conseguir o seu diploma”, escreveu. Veja as reações:

 

 

 

 

 

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS