Desde a última sexta-feira,11, vem sendo feito o monitoramento do nível do rio Acre, igarapés e córregos da capital
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A prefeita Socorro Neri (PSB) está mobilizando toda sua equipe para ajudar as famílias atingidas pelas enxurradas das últimas horas em decorrência da alta precipitação pluviométrica que assola a região. O voluma de chuva atingiu toda a bacia do rio Acre e seus afluentes na capital
Desde a última sexta-feira,11, vem sendo feito o monitoramento do nível do rio Acre, igarapés e córregos da capital. Às 6h da manhã de domingo foi feito vistoria ao nível do Rio Acre, que já marcava 11,58m. Sob a orientação do coordenador da Defesa Civil, coronel George Santos, estavam, Ten. Cel. BM Eden Santos e os sargentos PM Oliveira e Gildo Duarte foi realizada vistorias nas áreas atingidas. A equipe contou com o apoio da Defesa Civil Estadual e órgãos da gestão municipal.
No fim de semana o acumulado já era de mais de 100 milímetros de chuva, principalmente no eixo de Capixaba até município Rio Branco. O igarapé São Francisco foi registrado um nível considerável de chuvas que provocou um processo de enxurrada em todo o seu eixo chegando com força no município de Rio Branco. Na capital 56mm de chuva em 24 horas atingindo a Vila Maria e os bairros Conquista, bairro da Paz, Geraldo Fleming e Vila Hélio Melo (Sapolândia).
AÇÕES REALIZADAS PELA PREFEITURA DE RIO BRANCO
As enxurradas atingiram 100 edificações. Para o atendimento às famílias, equipes da Defesa Civil Municipal e Estadual atuaram na orientação ao público -quanto à questão dos cuidados com animais peçonhentos, água contaminada e elevação dos seus móveis-, uma vez que, geralmente o nível da água sobe muito rápido e desce também muito rapidamente. Na Vila Maria foi necessário distribuir água.
Em alguns locais já estavam com bombas, padrão de energia e tomadas submersos o fornecimento de energia elétrica foi suspenso por medida de segurança, mas nenhuma família precisou ser removida.
Com apoio do Corpo de Bombeiros barcos foram utilizados para transporte de pessoas dentro das áreas inundadas. A operação não foi identificado nenhum incidente por ocasião da enxurrada.
O atendimento às famílias atingidas pela enxurrada mobilizou equipes da Defesa Civil Municipal, Defesa Civil Estadual, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Zeladora da Cidade, Secretaria de Assistência Social, Polícia Militar. Durante a ação foram utilizados caminhões, caminhonetes, barcos.
Áreas vistoriadas
A vistoria alcançou os bairros Conquista, Bairro da Paz, Geraldo Fleming; Foz do Igarapé São Francisco, Vila Hélio Melo (sapolândia), Bairro Calafate: Alto do Igarapé Batista.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!