EM HELSINQUE: Trump diz que relações com a Rússia nunca estiveram piores

Líderes dos EUA e da Rússia se reúnem na manhã desta segunda-feira (16), em Helsinque

EM HELSINQUE: Trump diz que relações com a Rússia nunca estiveram piores

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Ao chegar à Finlândia para seu esperado encontro com o presidente russo, Vladimir Putin, o americano Donald Trump já deu o tom de como as conversas desta segunda-feira (16) vão se desenrolar, potencialmente desagradando os seus aliados europeus. Nos últimos dias, em Bruxelas e Londres, Trump já havia questionado a Otan (aliança militar ocidental), criticado a União Europeia e humilhado a primeira-ministra britânica, Theresa May.

 

Em Helsinque, capital finlandesa, ele publicou em uma rede social uma série de tensas mensagens, dizendo, por exemplo, que as relações entre Estados Unidos e Rússia "NUNCA estiveram piores" (com essas maiúsculas).

 

Coincidindo com o ponto de vista de Putin, Trump avaliou que a deterioração dos laços foi causada pelos "muitos anos de tolice e estupidez americana". O Ministério do Exterior russo curtiu a publicação do presidente na rede social, no que foi entendido nesta manhã com alguma ironia pelos demais usuários da internet.

 

Trump também culpou as investigações americanas sobre a interferência russa nas eleições de 2016, que ele descreveu como uma "caça às bruxas". Ou seja - eximiu Putin de culpa, atacando em vez disso seu antecessor no cargo, Barack Obama, e desautorizando as instituições formais de sua própria administração.

 

Trump está fora dos EUA desde a semana passada, e na sexta-feira (13) promotores americanos acusaram 12 russos por roubar documentos do Partido Democrático. Não há expectativa de que o presidente pressione Putin em relação a esse episódio, no entanto.

 

Como notou o jornal britânico Guardian, Trump deixou ademais de citar em sua mensagem na rede social outros eventos globais que azedaram os laços americanos com a Rússia: a anexação da Crimeia ucraniana por Putin, por exemplo, e as posições conflitantes desses dois países sobre a Síria, o Irã e mesmo a Coreia do Norte.

 

O encontro está previsto para as 13h locais em Helsinque (às 7h em Brasília), com a intermediação de tradutores -e sob os protestos de grupos contrários às políticas do americano e do russo. Trump e Putin devem fazer uma declaração formal após o fim das conversas. 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS