EUROPA: 'Sim' vence em referendo e Irlanda legaliza aborto

Com urnas apuradas, 66% dos eleitores votaram por mudança

EUROPA: 'Sim' vence em referendo e Irlanda legaliza aborto

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Com 66,4% dos votos, a Irlanda aprovou, a legalização do aborto, em um referendo histórico realizado no país nesta última sexta-feira (25).   

 

A Irlanda, que possuía uma das leis mais restritivas sobre o aborto em toda a Europa, permitirá, a partir de agora, que as mulheres interrompam a gravidez em até 12 semanas ou em casos de gestação perigosa.   

 

"Fantástica multidão no Castelo de Dublin. Dia memorável. Uma revolução silenciosa aconteceu, um grande ato democrático", disse o primeiro-ministro irlandês, Leo Varadkar.   

 

O país é um dos mais católicos do mundo e, com isso, o aborto só era possível em casos excepcionais, quando a vida da mulher corria perigo, por exemplo. Porém, a legislação não permitia realizar o aborto em casos de incesto, estupro ou alguma malformação do feto.   

 

Muitas mulheres que desejam abortar na Irlanda precisam viajar para outros países, como o Reino Unido, onde o ato é permitido.   

 

Com a reforma da lei pró-aborto aprovada na Irlanda, agora apenas dois países europeus não permitem a interrupção da gravidez, Malta e Polônia. Com informações da ANSA.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS