Médica anuncia que fará morte assistida na Suíça

Letícia Franco revelou decisão em postagem no Facebook; conta dela foi apagada

Médica anuncia que fará morte assistida na Suíça

Foto: Facebook

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

"Em 16 dias, estarei longe, na Suíça, fazendo o que me deixará livre da dor e do medo". Com a postagem, publicada nas redes sociais, há três dias, a matogrossense Letícia Franco, de 36 anos, anuncia que decidiu ser submetida à morte assistida. A oftalmologista de Cuiabá avisou ainda que, dois dias depois, neste sábado (3), apagaria a própria conta no Facebook.

 

"A toda minha família, deixo meu mais sincero amor”, escreveu ela. A médica sofre de dermatopolimiosite, desde 2011. A doença autoimune causa uma inflamação crônica na musculatura. Dentre os sintomas que afligem Franco, "dores pelo corpo e nos músculos, febre baixa, desânimo e dificuldade para se movimentar".

 

Conforme familiares de Letícia contaram ao jornal Livre, a médica teve o diagnóstico confirmado por uma equipe médica da Universidade de São Paulo (USP). A mãe da matogrossense, que também é médica e não quis identificar-se, informou que a filha precisa ser acompanhada por duas pessoas da família para fazer a morte assistida: "mas que mãe acompanha a própria filha para a morte?", perguntou ao jornal do Mato Grosso.

 

A condição é considerada rara e, como aponta a Sociedade Brasileira de Reumatologia, citada pelo jornal Metrópoles, de 2 a 10 pacientes são diagnosticadas com dermatopolimiosite por ano, em uma população de um milhão de pessoas. Como no Brasil a eutanásia é proibida, a oftalmologista irá para a Suíça. Outros países da Europa, como Holanda, Bélgica e Alemanha permitem a morte assistida - assim como alguns estados do Canadá e dos Estados Unidos.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS