Ativista que percorrerá o Brasil de Cadeira de rodas chega à Porto Velho

Ativista que percorrerá o Brasil de Cadeira de rodas chega à Porto Velho

Ativista que percorrerá o Brasil de Cadeira de rodas chega à Porto Velho

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Zé do Pedalo é conhecido por viajar vários países do mundo à bordo de veiculos à pedalo.
O ativista social, fotógrafo e aventureiro, Zé do Pedalo, chegou na manhã desta terça-feira (21) em Porto Velho. Conhecido internacionalmente por percorrer grandes trajetos sempre levando à frente uma causa social, Zé do Pedalo se prepara para uma de suas maiores aventuras, percorrer de um extremo ao outro do país a bordo de uma cadeira de rodas.

Com o nome “Cruzada pela Acessibilidade”, a aventura de Zé do Pedal terá inicio no próximo dia três de fevereiro. Ele parte de Porto Velho e segue até a cidade de Uiramutã, fronteira norte com a Venezuela, estado de Roraima, onde descerá de cadeira de rodas até o Chuí, extremo Sul do país.

“A ideia dessa Cruzada pela Acessibilidade surgiu quando estava realizando um trajeto da França até a África a bordo de um carrinho à pedalo, quando observei uma criança sentada em uma cadeira de rodas com dificuldades de se locomover de uma calçada para outra. Isso me deu a vontade de levantar a bandeira da acessibilidade de uma ponta à outra do Brasil”, afirmou Zé do Pedalo.

Mesmo com o projeto elaborado desde o ano de 2008, Zé do Pedalo não conseguiu angariar fundos suficientes prover na totalidade o custeamento da viajem que deverá durar aproximadamente um ano. Com isso, conta com o apoio dos moradores das cidades por onde passa. Acompanhando Zé do Pedalo estão os aventureiros Adilson Pereira, Vinícius Matsumoto.

“Chegamos às cidades e montamos acampamentos para descansar, e como estamos seguindo até Manaus precisamos de apoio para irmos de balsa, onde depois partiremos em viajem para Roraima, dando início à cruzada”, disse Zé do Pedalo.

Para quem tiver interesse em dar apoio à Zé do Pedalo enquanto ele está em Porto Velho basta ligar no telefone (31) 8600-3001.

A história de Zé do Pedalo

A historia do Zé do Pedal começa em novembro de 1981, quando decidiu viajar do Brasil à Espanha, em bicicleta, para assistir a copa do mundo de futebol “Espanha ‘82”, onde a Seleção brasileira, igual que em Port Elizabeth (África do Sul), não teve lá muita sorte.

E em uma tarde gris, na cidade de Barcelona, o Brasil caia aos pés da Itália, dando adeus ao sonho do Tetracampeonato. A bordo do Transatlântico que o levou de volta ao Rio de Janeiro, Zé do Pedal foi sonhando com uma volta ao mundo em bicicleta.

Pronto, a partir dai, não parou mais. Daquele longínquo novembro até hoje, visitou 78 paises em cinco Continentes, percorreu 145.000km a “base de pedaladas”, assistiu a três copas do mundo de futebol, passou por quatro guerras civis, enfrentou chuvas monzonicas, terremotos, sobreviveu a cinco furacões. Venceu uma maratona em Lima – Peru. Visitou ilhas paradisíacas e conheceu os sofrimentos de crianças e adultos em campos de refugiados da guerra do Vietnam.

Uma guerra absurda, que ao final só deixou destruição e morte. Conheceu a seca, a fome e a miséria dos povos da África e do povo nordestino. Viu sorrisos de crianças brincando as margens do “Velho Chico” e lagrimas nos olhos do barranqueiro ao ver o leito do rio quase seco. Visitou lugares que marcaram a historia, como: Torres Gêmeas, Pirâmides do Egito, Partenon de Atenas, Torre Eiffel, Taj Mahal, a ponte sobre o Rio Kwai-Ai, Torre de Pisa, e tantos outros.

Enfim, suas viagens foram grandes aulas de geografia, historia e, principalmente, uma aula de vida.

Confira mais sobre Zé do Pedalo no site (AQUI) e no blog (AQUI).

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS