REGIÃO NORTE – Confira as principais notícias da Amazônia brasileira

REGIÃO NORTE – Confira as principais notícias da Amazônia brasileira

REGIÃO NORTE – Confira as principais notícias da Amazônia brasileira

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

AMAPÁ - Tribunal de Justiça do Amapá adere ao projeto Doar Órgãos Vitais é Legal
Iniciado em maio de 2009, o projeto Doar É Legal é coordenado no Rio Grande do Sul pelo Juiz de Direito Carlos Eduardo Richinitti e, nacionalmente, pelo Conselho Nacional de Justiça. Conta com o apoio da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), do Hemocentro da Secretaria da Saúde do Estado do RS e da entidade ViaVida Pró Doações e Transplantes.
No Amapá, o Tribunal de Justiça aderiu ao Projeto iniciando uma intensa campanha para divulgar o “Doar é Legal”. No Portal do Poder Judiciário Amapaense, os visitantes das redes sociais têm acesso a um Link elaborado pela equipe da Assessoria de Comunicação, onde tem informações e até mesmo poderão preencher o formulário para se tornar um doador de órgãos. Nesse link, o interessado poderá preencher e emitir a Certidão de Doador, um documento simbólico no qual se manifesta o desejo de ser um doador. O objetivo é deixar registrada essa vontade para conhecimento dos familiares, a quem cabe autorizar a doação.
Além do Link no Portal, o Tribunal de Justiça do Amapá está incentivando o projeto com a divulgação em outdoor, reportagens na TV e Rádio e publicação de artigos em Jornais.
AMAZONAS - Sucateiro é morto a tiros em via pública na Zona Norte de Manaus
O sucateiro Francisco Saraiva de Souza, 26, conhecido como ‘Branco’ morreu na manhã desta segunda-feira (16) após ser atingido com tiros na Rua Professora Cora Santana, bairro Monte das Oliveiras, Zona Norte de Manaus.
De acordo com policiais da 26º Companhia Interativa Comunitária (Cicom) os tiros foram disparados por dois homens em uma motocicleta de características não identificadas. Os tiros foram disparados possivelmente por uma arma de calibre 38.
Francisco foi atingido em via pública no momento em que estava arrumando o seu veículo, um caminhão de cor branca e placa JWG 4538.
O irmão do sucateiro, Marcelo de Souza Flores, 47, não sabe quem possa ter cometido o crime. “Não sei se ele estava sendo ameaçado. Não sei quem pode ter feito isso”.
O crime será investigado pela Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS).
RORAIMA - Audiência pública vai discutir turismo em áreas indígenas
Audiência pública, no lago Caracaranã, no município de Normandia, discutirá no próximo dia 21 a exploração do etnoturismo em terras indígenas. O encontro vai reunir representantes de diversas etnias indígenas,sociedade civil e entidades governamentais.
Consta da programação palestras com Cristiane Brandão, do Departamento de Turismo do Estado, e Vilma Chaves, da Secretaria de Estado do Índio. Elas vão abrir o ciclo de palestras com o tema principais potencialidades turísticas existentes nas comunidades indígenas de Roraima.
A segunda palestra será proferida por Jaime Agostinho, que vai falar sobre o turismo em terras indígenas. Representantes de organizações indígenas vão falar sobre as experiências já desenvolvidas pelas comunidades do estado, no setor de turismo.
A Secretaria do Índio do estado do Amazonas vai enviar para a audiência Amarildo Machado. O representante do estado vizinho, junto com a indígena Jaqueline Allicock, que gerencia a Surama Eco Lodge, da República Cooperativista da Guiana, vai falar sobre as experiências do etnoturismo com indígenas do Amazonas e da Guiana.
Encerrando o ciclo de palestras, o promotor do Ministério Público Estadual, Edson Damas, vai falar sobre o Direito Indígena.
À tarde, ocorrerão os debates em que serão discutidos também os impactos para o meio ambiente e para a comunidade do local, onde a atividade potencialmente será desenvolvida.
A necessidade de discussão surgiu, devido à constatação de que diversas regiões, dentro das áreas indígenas, têm potencial para exploração do turismo.
O etnoturismo é uma parte da atividade turística que deve se desenvolver através da sustentabilidade, envolvendo a sociedade, a natureza, a economia e políticas públicas adequadas ao ambiente e à comunidade onde está sendo desenvolvido o projeto.
No País, ainda falta uma regulamentação para a atividade, mas experiências positivas nos estados do Amazonas, do Acre e da Bahia, devem ser citadas como referência.
O credenciamento para a audiência pública começa no dia 20 de julho, no lago do Caracaranã, e continua até o meio-dia do dia 21.
ACRE - Esposas e familiares de presos fazem protesto na sede do Iapen
Cerca de trinta pessoas, entre esposas e familiares de detentos que cumprem pena no presídio Francisco de Oliveira Conde, realizaram um protesto na frente do prédio do Instituto de Administração Penitenciária do Acre, IAPEN, Na Rua Izaura Parente, bairro Bosque.
Com cartazes e usando um carro de som, as mulheres protestaram contra as novas regras impostas pela administração penitenciária no que se refere a entrada de alimentos e crianças no presídio. Depois que duas mulheres foram flagradas brigando na porta de entrada da cadeia, o IAPEN resolveu “revidar” e reduziu a entrada de alimentos nos dias de visita, além de limitar a uma vez por mês, a entrada de crianças para visitar os pais.
Jocivam Santos, que apesar não tem nenhum parente preso, preside a Associação de Familiares dos detentos, disse que a nova regra é abusiva, e criticou duramente a administração do IAPEN. Ele afirmou que nos dias de visita, os agentes ameaçam os familiares e abusam da autoridade.
Uma comissão dos familiares foi recebido por um representante do IAPEN.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS