Sipam participa do I Congresso das Cidades Amazônicas

Com o objetivo de discutir os diversos cenários de desenvolvimento social e econômico da Região Amazônica e compartilhar novos conhecimentos na busca da sustentabilidade, a primeira edição do Congresso das Cidades Amazônicas será realizada em Belém, de 25

Sipam participa do I Congresso das Cidades Amazônicas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Com o objetivo de discutir os diversos cenários de desenvolvimento social e econômico da Região Amazônica e compartilhar novos conhecimentos na busca da sustentabilidade, a primeira edição do Congresso das Cidades Amazônicas será realizada em Belém, de 25 a 27 de novembro. O diretor-geral do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), Rogério Guedes, participará da palestra de abertura do evento e falará, no dia 27 à tarde, sobre o papel do órgão como integrador de políticas públicas na Amazônia.
Guedes apresentará a infraestrutura tecnológica do Sipam na Amazônia Legal, que gera informações e ajuda na comunicação em localidades remotas. Além disso, falará sobre as principais ações de parceria com outros órgãos federais, como o monitoramento dos 43 municípios que mais desmataram na Amazônia, e o relacionamento com o Ministério do Desenvolvimento Agrário para o monitoramento das áreas regularizadas pelo Terra Legal. O diretor destaca que o Sipam ajudará o MDA a evitar fraudes no processo de regularização fundiária, além de garantir a preservação ambiental dessas áreas.
Com foco no apoio aos municípios, Guedes explicará o programa SipamCidade, que já capacitou 688 técnicos de 289 municípios e 82 instituições públicas parceiras como Emater, Ibama e secretarias estaduais. O programa capacita os técnicos municipais para o uso de geotecnologias, conhecimentos que podem auxiliar na elaboração do plano diretor e em quase todas as áreas de ação da prefeitura.
Guedes explica que o SipamCidade oferece ferramentas para que os gestores municipais possam utilizar os conhecimentos geoespacial na elaboração de mapas de aptidão agrícola e potencial econômico, identificar áreas próprias para a construção de moradias, além de auxiliar no cálculo de taxas e impostos urbanos (IPTU). O SipamCidade também dispõe de informações para orientar a escolha de terrenos adequados à armazenagem segura do lixo (aterros sanitários), além de auxiliar a defesa civil ao apontar áreas mais vulneráveis aos fenômenos climáticos (enchentes e secas).
O evento acontece no Hangar Centro de Convenções e deve reunir representantes dos 750 municípios da Região. O Sipam terá um estande onde os visitantes poderão obter informações complementares sobre os programas desenvolvidos pelo Sipam.
Promovido pela Federação das Associações do Estado do Pará (Famep) e por entidades e conglomerados da Amazônia têm o apóio da União dos Vereadores do Brasil (UVB). Os organizadores esperam que seja um momento em que parlamentares possam interagir e discutir sobre temas relevantes, aproveitando a presença dos responsáveis pela implementação de políticas públicas nos municípios brasileiros.
Ao término do Congresso a organização do evento espera dois resultados. Um deles é que devido às peculiaridades da Amazônia, as discussões das diretrizes para as políticas públicas na região sejam diferentes das demais e que haja a formação de uma rede de cooperação entre vários municípios, para que juntos operem projetos que contribuam com o desenvolvimento social da Região.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS