Juro do cheque especial permanece o maior desde junho de 2003

Em dezembro, juro do cheque especial subiu para 174,9% ao ano. Juro médio de pessoas físicas, porém, teve queda de 0,2 ponto.

Juro do cheque especial permanece o maior desde junho de 2003

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A queda de 1,3 ponto percentual na taxa de captação dos bancos em dezembro, para 12,6% ao ano, não foi repassada para as taxas do cheque especial pessoa física, segundo revelou nesta terça-feira (27) o Banco Central.

No mês passado, ao invés de reduzir seus juros nesta linha de crédito, acompanhando o recuo que obtiveram nos seus empréstimos, as instituições financeiras subiram a taxa cobrada do cheque especial, que passou de 174,7% para 174,9% ao ano, informou o BC. Deste modo, permanece sendo o maior valor desde junho de 2003, quando estava em 176,9% ao ano.

No ano de 2008, os juros do cheque especial avançaram impressionantes 36,8 pontos percentuais, visto que estavam em 138,1% ao ano no fim de 2007.

Juros médios

Ao mesmo tempo, a taxa média de juros cobrada pelos bancos em todas as suas operações, quer seja com empresas ou pessoas físicas, atingiu 43,2% ao ano no mês passado, contra 44% ao ano em novembro.

Em dezembro, houve uma queda de 0,8 ponto percentual na taxa média de juros bancária, mas, em todo o ano de 2008, o aumento foi de 9,4 pontos percentuais.

No caso da taxa de juros das instituições financeiras em suas operações com pessoas físicas, informou a instituição, esta caiu de 58,2% ao ano, em novembro, para 58% ao ano em dezembro.

Para pessoas jurídicas, os juros médios cobrados em dezembro totalizaram 30,7% ao ano, o que representa queda de 0,6 ponto percentual frente ao mês de novembro - quando somaram 31,3% ao ano. 

Razões para o aumento

No ano de 2008, as razões para o aumento dos juros bancários são o aumento da taxa básica de juros, que avançou de 11,25% para 13,75% ao ano de abril até outubro do ano passado e, mais recentemente, a crise financeira internacional também deu sua contribuição.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS