Ministério do Trabalho apresenta a prefeitos novas possibilidades de parceria

Ministério do Trabalho apresenta a prefeitos novas possibilidades de parceria

Ministério do Trabalho apresenta a prefeitos novas possibilidades de parceria

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*O programa de intermediação da mão-de-obra nas grandes cidades deve ser uma das principais parcerias do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) este ano com os novos prefeitos municipais. Um projeto piloto já está em desenvolvimento nas três maiores cidades do país - São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte - e poderá ser aplicado também em municípios com mais de 300 mil habitantes. O secretário executivo do Ministério do Trabalho, Alencar Ferreira, informou que há uma definição do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador sobre a possibilidade de firmar esses convênios.

*A novidade é apenas um dos pontos do leque de ofertas que o MTE tem para oferecer às prefeituras municipais em forma de parcerias. Outros destaques são os programas Nacional do Primeiro Emprego (PNPE), Nacional de Qualificação (PNQ) e de Estímulo à Economia Solidária. Com a posse dos novos prefeitos no primeiro dia do ano, o ministro do Trabalho, Ricardo Berzoini, adiantou-se e enviou correspondência aos novos administradores informando sobre as possibilidades de parceria do governo federal com as prefeituras para geração de trabalho e emprego.

*"Os municípios precisam primeiro organizar projetos de atuação conjunta com o MTE. Nossa equipe técnica pode auxiliar as prefeituras nesses projetos. Em seguida, elas entram em contato conosco através das secretarias de Políticas Públicas de Emprego ou Nacional de Economia Solidária", explicou o secretário Alencar Ferreira. Segundo o secretário, ainda não está definido quanto o ministério vai investir nos programas de parceria. Ele informou que os valores serão conhecidos logo, com a sanção do Orçamento da União de 2005 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

*De acordo com o secretário, a julgar pelo que o MTE já vem desenvolvendo em parceria com as prefeituras, as perspectivas para 2005 são boas. "Em 2004, através da Secretaria Nacional de Economia Solidária, nós executamos R$ 17 milhões em projetos. Na verdade, fizemos a identificação de cadeias produtivas ou de arranjos produtivos locais onde estruturamos o programa, damos sustentabilidade econômica para essa cadeia através de um projeto e ajudamos a financiá-lo", disse Alencar Ferreira.

*Para o secretário, o interesse da sociedade civil em torno dos projetos do ministério também é muito importante para a concretização de parcerias com as prefeituras. Segundo Alencar, além do trabalho conjunto com os governos estaduais e municipais, os projetos do MTE podem ser desenvolvidos a partir de projetos de centrais sindicais ? no caso da intermediação de mão-de-obra e qualificação ? e de organizações não-governamentais (ONG) e de organizações da sociedade civil de interesse público (OCIP). Os interessados em maiores informações sobre os programas de parceria do Ministério do Trabalho e Emprego podem acessar a página www.mte.gov.br na internet.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS