Deoclides Pires da Silva foi campeão pela segunda vez na categoria Varietal e Robson Tomaz foi vencedor na categoria Mistura
Foto: Reprodução da internet
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O produtor Deoclides Pires da Silva, de Jaru, e o produtor Robson Tomaz, de Nova União, foram campeões do V Concurso Nacional de Qualidade do Cacau Especial do Brasil. A cerimônia de premiação foi realizada em Ilhéus, na Bahia.
Deoclides foi campeão pelo segundo ano consecutivo na categoria Varietal, com a variedade CCN51, e Robson foi campeão na categoria Mistura.
Segundo a organização do evento, 98 amostras foram inscritas na fase classificatória e destas, 10 de Rondônia ficaram entre os finalistas.
Robson Tomaz (esquerda) e Deoclides (direita) venceram concurso nacional de cacau realizado na Bahia - Foto: Montagem/Reprodução da internet
Diferencial
O cacau produzido em Rondônia recebeu o selo de Indicação Geográfica (IG) na espécie Indicação de Procedência (IP). O registro foi publicado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
O selo de Indicação Geográfica é concedido a produtos ou serviços que são característicos do seu local de origem.
De acordo com o INPI, o cacau produzido em Rondônia "possui sabor inconfundível e uma gordura de qualidade diferenciada para a produção de alimentos achocolatados de consistências e sabores diversos".
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!