Um notícia antiga informando sobre cancelamentos de vôos em Porto Velho, se transformou quase em viral. Muitas pessoas
compartilharam a notícia sem prestar atenção na data de publicação.
Um outro site reproduziu a matéria suprimindo o ano da divulgação.
A coluna foi em busca de informações e ouviu um funcionário da ANAC e representantes das quatro empresas que mantêm vôos regulares em Porto Velho.
Para que fique claro: existe diferença entre cancelamento de vôo e cancelamento de rota.
Um vôo pode ser cancelado por várias razões, uma delas é o mal tempo, por exemplo.
A rota, quando cancelada, significa que aquele vôo deixa de existir e sem previsão de retorno. A rota pode ser cancelada para readequação ou por falta de demanda, entre outros.
A média de ocupação dos vôos que saem de Porto Velho, gira em torno de 80 a 90% .
Segundo a Gerente da Tam, Daiane Persicotti, os vôos estão saindo normalmente. Apenas um vôo, exclusivamente, hoje, não foi operado.
A empresa mantêm uma frequência de 3 vôos para Brasilia e conexões e 01 para Rio Branco.
Um funcionário da Gol informou que não há previsão e nem comunicado oficial sobre cancelamentos de rotas. A empresa mantêm regulares 06 vôos, sendo 02 diários para Manaus, 01 para Rio Branco, 01 para Brasília, 01 para Cuiabá e ainda um vôo direto para Guarulhos 03 vezes por semana.
Na Azul também que há nenhuma informação sobre cancelamento de rotas. A empresa segue operando normalmente os 7 vôos que saem diariamente de Porto Velho, sendo 03 para Manaus, 01 para Rio Branco e 03 para Cuiabá e conexões.
A empresa estuda a possibilidade de incluir mais um vôo partindo de Porto Velho.
A Rima segue operando normalmente para Lábrea no Amazonas, mas diminuiu a frequência para Cacoal por falta de demanda. Os vôos que eram diários, agora saem apenas 02 vezes por semana.
Gilberto Scheffer, proprietário da empresa disse que há planos para voltar a operar diariamente para Cacoal. Disse ainda que a empresa está aguardando autorização da Anac para iniciar a rota Porto Velho/Vilhena com 02 vôos por semana.
Segundo o funcionário da ANAC não há nenhuma informação oficial sobre cancelamentos de rotas