EM JI-PARANÁ: Cláudia de Jesus reivindica apoio do governo federal para agricultura familiar e regularização fundiária

Na reunião a deputada falou de assistência técnica rural e distribuição de sementes

EM JI-PARANÁ: Cláudia de Jesus reivindica apoio do governo federal para agricultura familiar e regularização fundiária

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

Uma das pautas e preocupações do mandato da deputada estadual, Cláudia de Jesus (PT) é com o fomento para a agricultura familiar. Por isso, em Brasília (DF) ela levou o assunto para ser debatido no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e no Ministério do Estado de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). A audiência ocorreu na tarde desta terça-feira, 11. Um dos motivos da conversa foi pedido para regularização fundiária que pode beneficiar 400 famílias, que estão numa área de litígio desde 1970 no Aeroporto de Ji-Paraná.
 
 
"Reivindicamos que o Incra possa ter um olhar melhor sobre a regularização fundiária em todo estado. E levamos também a pauta do Aeroporto de Ji-Paraná, que é a regularização daquela área. O presidente do Incra se comprometeu em fazer um estudo para verificar as possibilidades junto à União”, comentou a deputada.
 
 
Cláudia de Jesus falou do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do governo federal relançado no mês de março de 2023. Estão previstos para todo o Brasil cerca de R$ 500 milhões em investimentos. “Pleiteamos que nosso Estado seja contemplado com aumento de recursos, para atender mais agricultores familiares e nossa população em vulnerabilidade”, afirmou. 
 
 
O PAA contribui com agricultura familiar sustentável por meio do estímulo ao consumo da produção do setor, principalmente através de compras feitas por órgãos públicos, realizadas com dispensa de licitação. A iniciativa também auxilia na formação de estoques públicos, ajudando a evitar a disparada dos preços dos principais alimentos, além de incentivar hábitos alimentares saudáveis.
 
 
Na pauta de solicitações da deputada para Rondônia também houve pedidos para assistência técnica e extensão rural para agricultores familiares e seus empreendimentos, formação e capacitação de agentes de assistência técnica e extensão rural, fomento à produção de tecnologias e de conhecimento apropriados para a agricultura familiar. Cláudia de Jesus solicitou informações sobre o funcionamento da Delegacia do Ministério de Desenvolvimento Agrário em Rondônia e falou da importância de regularização dos imóveis rurais em assentamentos de reforma agrária. 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS