BURITIS: Dep. Thiago Flores se reúne com presidente do ICMBio para tratar de assentamentos

A audiência contou com a presença do presidente da Associação dos Moradores, Lindomar Felisberto, dos deputados estaduais, Delegado Lucas Torres e Pedro Fernandes

BURITIS: Dep. Thiago Flores se reúne com presidente do ICMBio para tratar de assentamentos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

Na manhã desta quarta-feira (8) o deputado federal Thiago Flores (MDB) esteve reunido com o Presidente do ICMBio, Marcelo Marcelino, e sua equipe técnica para tratar das áreas demarcadas na linha 15 do Rio Pardo, distrito de Buritis, que estão, teoricamente, dentro da Flona Bom Futuro.  “Esse é um problema histórico dentro de várias regiões no estado de Rondônia e precisamos entender a problemática para encontrar soluções plausíveis”, ressaltou Thiago no início da reunião.
 
 
No ano de 2010, a Lei 12.249, autorizou a União a doar ao Estado de Rondônia “imóveis rurais de sua propriedade, inseridos na área originária e desafetada da Floresta Nacional do Bom Futuro”. Em complemento, determinou que a doação ocorresse “com a condição de que sejam criadas, no perímetro desafetado, uma Área de Proteção Ambiental – APA e uma Floresta Estadual”.
 
 
A condição de criação das UCs foi cumprida através de Lei Complementar estadual, no entanto, ainda existem grandes dificuldades para a regularização fundiária em toda a região. O Estado de Rondônia desafetou 180 mil hectares de terras e as transferiu ao ICMBio para que ampliasse o Parque Nacional Mapinguari, porém, não houve, até o momento a contrapartida do Instituto em regularizar as áreas solicitadas.
 
 
“O que aumenta a nossa preocupação é que, diariamente, recebemos fiscais do instituto aplicando multas exorbitantes e solicitando a saída de mais de 54 famílias que moram naquele local e realizam a atividade agropecuária sustentável da região sem infringir leis ambientais”, comentou o presidente da associação dos moradores da linha 15, Lindomar Felisberto.
 
 
A associação dos moradores possui um estudo da demarcação territorial que não coincide com o estudo apresentado pelo ICMBio e esse equívoco de documentações vem gerando problemas sérios para os moradores da região. O presidente do ICMBio, Marcelo Marcelino, solicitou, após a manifestação do deputado Thiago Flores, que a equipe técnica do instituto averigue a situação e veja de que forma podem entrar em um consenso para resolução dos problemas apontados e já deixou, previamente agendado, a próxima audiência que ocorrerá na semana que vem.
 
 
Fico feliz de saber que conseguimos, pela primeira vez, um diálogo com o presidente do ICMBio para tratar dessas questões. Agradeço ao presidente a disponibilidade e agilidade em nos atender e reitero o meu compromisso com todas as famílias que moram não só na linha 15 do Rio Pardo, como também no Élcio Machado e Minas Nova de que irei trabalhar para encontrarmos soluções para essas problemáticas de regularização fundiária”, enfatizou Thiago Flores.
 
 
Estiveram presentes na reunião os deputados estaduais, Lucas Torres, representante da região e morador do município de Buritis e Pedro Fernandes, presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia, os advogados que representam a associação em Brasília e Rondônia, que reforçaram a importância de uma medida urgente, e demais assessores. 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS