Depois de muita pressão da opinião pública para cumprir ordem judicial transitada e julgada (sem mais direito a recursos), a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Rondônia cedeu e vai tirar o cargo de Edson Martins (MDB). Quem assume a vaga é o primeiro suplente Saulo Moreira, do mesmo partido.
A reunião que enfim definiu o cumprimento da ordem da Justiça foi feita na tarde desta quarta-feira (01) entre os sete membros da Mesa: Alex Redano, Jair Montes (Avante), Cirone Deiró (PODE), pastor Alex (PRB), Jhonny Paixão (PRB), Marcelo Cruz (Patriota) e Jean Oliveira (MDB).
Depois de muitas idas e vindas, incluindo faltas de diversos membros da própria Mesa Diretora e uma última manobra feita na segunda-feira (30) com a intenção de salvar o mandato de Edson Martins, contando com orientação dos advogados da Casa, quando foi feito pedido de suspensão de execução junto à Justiça de Rondônia.
O Tribunal de Justiça recebeu o pedido na tarde da última segunda-feira (30). O presidente do TJRO, desembargador Paulo Kyochi respondeu na terça-feira (31), que não reconhece a ação e, consequentemente, negou o que a ALE-RO pediu em favor de Edson Martins.