ESPAÇO ABERTO: Militares russos estão em RO fazendo manutenção em helicóptero de ataque

Confira a coluna

ESPAÇO ABERTO: Militares russos estão em RO fazendo manutenção em helicóptero de ataque

Foto: Rondoniaovivo

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.

REPERCUTIU NO MUNDO


O brutal assassinato do jornalista Ueliton Brizon, ocorrido no dia 18 de março de 2018, na cidade de Cacoal, interior do estado de Rondônia, tomou repercussão mundial e foi parar no Relatório da OEA sobre Liberdade de Expressão. 

 


Esse relatório visa mostrar os crimes sofridos por jornalistas em todo o planeta, a fim de medir a liberdade de noticiar e coletar fatos desses profissionais tão importantes no mundo livre. O caso de Ueliton foi encaminhado pelo professor da Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Vinicius Miguel. 


Ueliton foi morto a tiros enquanto pilotava sua motocicleta. No momento do ataque ele estava com a esposa na garupa que por sorte não foi atingida. Ele tinha 35 anos e além de jornalista era suplente de vereador e presidente do PHS em Cacoal.

 

 

CAIU E ASSIM FICOU

 

A comunidade do Orgulho do Madeira já não sabe mais como chamar a atenção da Prefeitura de Porto Velho (RO) para a ponte que liga o residencial à avenida Petrolina, uma importante via de tráfego da zona Leste da capital.


A  ponte desabou há vários meses e era bastante utilizada por estudantes, que agora precisam dar uma volta de quase dois quilômetros para ter acesso à escola. Se fosse notícia nova até poderia se levar em consideração a administração pública dizer que não estava sabendo. O pior nisso tudo é que se algo for feito deverá ser um simples paliativo, popular gambiarra, para disfarçar a incompetência pública.

 

 

 


 
FOI A CHUVA
 


Se São Pedro for apontado como culpado pela queda da ponte e as chuvas impediram qualquer obra no local pode ser que os moradores mais desavisados até se conformem. Mas e o mato e a falta de iluminação, que dominam o entorno da área deixando o acesso ainda mais problemático  tornando o local perigoso? Bom, nesse caso São Pedro não tem nada a ver com isso.

 

 

HANSENIANO


Nesta quarta-feira (27), às 8h, no Rondon Palace Hotel, acontece a 1ª etapa do Projeto Geração de Renda que irá potencializar habilidades de pessoas acometidas pela hanseníase na área de artesanato biosustentável. O evento segue até a próxima sexta-feira (29).

 

 

SEM PROBLEMAS COM A SEDAM


Nesta quarta-feira  (27), às 8h, no Salão Nobre Rosilda Shockness, o Governo de Rondônia realiza a reunião técnica para a implementação do Programa de Regularização Ambiental no estado de Rondônia.


O PRA compreende um conjunto de ações ou iniciativas a serem desenvolvidas por proprietários e posseiros rurais com o objetivo de adequar e promover a regularização ambiental com vistas ao cumprimento do que determina a lei.

 

São instrumentos do Programa de Regularização Ambiental:

 

I - o Cadastro Ambiental Rural - CAR
II - o Termo de Compromisso;
III - o Projeto de Recomposição de Áreas Degradadas e/ou Alteradas - PRAD; e,
IV -  Cotas de Reserva Ambiental - CRA, quando couber.

 

 


MILITARES RUSSOS EM PORTO VELHO

 

Uma equipe formada por especialistas russos está trabalhando nas dependências do Esquadrão Logístico (ELOG) da Ala 6 (Base Aérea de Porto Velho) desde o dia 18 de março de 2019.


O objetivo do grupo é realizar algumas ações de manutenção preventiva no simulador de voo e no CBTS (Computer Basic Trainer System) do helicóptero de ataque AH-2 Sabre, de fabricação russa, operado pelo Segundo Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação – 2°/8° GAV – Esquadrão Poti.


O perfeito funcionamento do simulador é essencial para o adestramento dos pilotos, pois permite que sejam treinados, em ambiente virtual, procedimentos de emergência e diversas missões atribuídas ao Esquadrão Poti. O CBTS, por sua vez, auxilia no processo de aprendizagem dos pilotos e dos mantenedores, permitindo um ambiente virtual de estudo e capacitação de todo o pessoal que trabalha diretamente com o Sabre.


O Esquadrão Poti treina diuturnamente a execução de ações de escolta, apoio aéreo aproximado e reconhecimento armado. No contexto brasileiro, foi a unidade operacional responsável por desenvolver e disseminar a doutrina de combate aéreo entre helicópteros, combate aéreo dissimilar entre helicóptero e avião e navegação entre obstáculos (NOE).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ASSÉDIO

 

Uma sindicância sobre denúncia de assédio envolvendo um agente penitenciário já foi aberta na Secretaria de Justiça de Rondônia (SEJUS). O documento, assinado pela secretária  Etelvina da Costa Rocha, determina que seja apurado um suposto assédio contra esposas de presos. O servidor investigado já teria sido exonerado do cargo que ocupava quando surgiu a denúncia. Após a eleição de Marcos Rocha o agente prisional teria voltado a ocupar a função. 

 

 

DIESEL

 

O anúncio da Petrobrás de que vai haver reajuste do óleo diesel  a cada 15 dias deixou em alerta os caminhoneiros. No ano passado, a categoria parou o país e prejudicou milhares de pessoas e empresas devido à greve contra os aumentos constantes que vinha ocorrendo no preço do combustível. O curioso é que durante a greve, Bolsonaro, então candidato a presidente, apoio o movimento se dizendo solidário aos caminhoneiros. E agora, como será que vai ser?

 

 

 


CARTEIRA DO ARTESÃO


Acontece em Ji-Paraná, de 3 à 05 de abril, o cadastramento para a emissão da Carteira Nacional do Artesão. O registro é gratuito e acontecerá na Biblioteca Municipal Dr. Cyro Escobar, localizada na Av. Transcontinental, 437,Centro. Para participar, o artesão deve ser maior de 16 anos e comparecer no local indicado pela coordenação portando os seguintes documentos: foto 3×4 recente, original e cópia do documento de identidade, CPF e comprovante de residência em nome do requerente.


O cadastramento dos artesãos se dará mediante avaliação de peças prontas e demonstração de habilidade manual, através de prova de feitura para cada técnica a ser cadastrada. A Carteira Nacional do Artesão traz benefícios como a possibilidade de participação em feiras de artesanato nacionais e internacionais e participação em programas de editais públicos e privados.

 

 

 

Mande suas sugestões de pauta, fotos, denúncias ou reclamações para espacoaberto@rondoniaovivo.com

Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
A Prefeitura de Porto Velho deve investir mais em arborização?
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS