De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, a cada dez mortes por infarto no Brasil, seis são do sexo feminino.
Foto: Assessoria
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
De acordo com pesquisas divulgadas, as doença cardiovasculares estão crescendo cada vez mais entre as mulheres e fazendo aumentar o número de mortes. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, a cada dez mortes por infarto no Brasil, seis são do sexo feminino.
É verdade que as doenças cardiovasculares são popularmente tidas como problemas que afetam mias o sexo masculino. De fato estudos mostram que os homens sofrem mais infarto do miocárdio. Porém, de acordo com os dados da Secretaria de Estado da saúde de Rondônia o índice de mortalidade por infarto chegar a ser 06% superior entre o sexo feminino inclusive, as doenças cardiovasculares são as principais causas de morte em mulheres no mundo. Entre elas as principais são AVC (Acidente Vascular Cerebral), popularmente conhecida como derrame e o infarto.
Segundo o Ministério da Saúde uma a cada cinco mulheres adultas corre risco de desenvolver doenças cardiovasculares e grande parte disse é causado pela falta da prevenção.
O vereador Edesio Fernades com o intuito de alerta a população sobre as doenças do coração, criou o projeto de lei ‘’ Coração da Mulher’’ que orienta ás mulheres sobre o diagnóstico precoce e prevenção de doenças cardiovasculares através de campanha de mobilização que acontecerá na última semana de setembro todos os anos. O projeto foi aprovado na tarde de terça-feira por unanimidade no plenário da Câmara Municipal de Porto Velho.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!